GENEALOGIA: A HISTÓRIA DA SUA FAMÍLIA

Vitrine das Famílias
Métodos
Arquivos
Técnicas de leitura
Calculo de datas
Bibliografia
Modelo de contrato de pesquisa
Família Queiroz (MG) *
Contribuição à genealogia dos Nogueira Cobra
Notas sobre os Nogueira Cobra em Inglês
Contribuição à Genealogia e História dos Távora no Brasil
Índice onomástico do livro Um Comerciante do Século XVIII

pedido de AJUDA DE PESQUISA GENEALÓGICA

Se desejar colocar os dados da sua pesquisa genealógica na
Internet, e aguardar que alguém possa ajudar, envie mensagem para
PEDIDO DE AJUDA DE PESQUIISA GENEALÓGICA de COBRA PAGES.
Para ver os pedidos  já postados clique em
Vitrine das Famílias,

Críticas, sugestões e alertas são bem vindos. Clique em:  Opinião!

Porque a pesquisa genealógica tem valor.

A consciência de família e de tradição é, em minha opinião, a raiz da cidadania e da auto estima. O conhecimento da origem da família, sua ligação a uma cultura, a uma religião, é parte fundamental da estrutura de identidade do Eu e requisito fundamental também para a autenticidade e maturidade da personalidade de cada um.

Em meu Site encaro a pesquisa genealógica como o despertar de uma consciência ampla de família, capaz de gerar um sentimento de auto-estima pela grandeza da união familiar identificada e reconhecida. O meu propósito é estimular o interesse das pessoas pela pesquisa genealógica.

O entendimento desse papel fundamental da genealogia é, no entanto, dificultado pela tendência da maioria das pessoas a achar que somente a família que se liga à nobreza européia merece estudo. Isto subverte a pesquisa, porque leva o indivíduo a procurar primeiro o seu sobrenome entre as famílias nobres, a copiar brasões e enlear-se num sonho de fidalguia, mesmo sem conhecer sequer o nome completo do seu avô.

O estudo da origem da família deve ser despido de qualquer idéia pré-concebida, excesso de imaginação, etc. Deve ater-se aos documentos, pois existem vários ramos diferentes e distintos, ainda que se trate do mesmo sobrenome, e um sobrenome nobre pode aparecer em quem não é. Como fazer sua pesquisa genealógica, que tipo de documentos procurar e onde encontrá-los é o assunto da página Métodos.

Algumas obras que se tornaram clássicas no Brasil. A página Bibliografia lista várias delas. Em Minas Gerais Velhos Troncos Mineiros do Cônego Raimundo Otávio da Trindade, e as Três Ilhoas, de José Guimarães, em São Paulo  a Genealogia Paulistana, de Silva Leme, entre outras obras expressivas


Rubem Queiroz Cobra

Lançada em 19 de julho de 2001

Direitos reservados. Para citar estes textos: Cobra, Rubem Q. - Genealogia: a história da sua família. COBRA.PAGES, www.nom.br, Internet, Brasília, 2001.
("www.geocities.com/cobra_pages" é "Mirror Site" de COBRA.PAGES)

 

 Utilize a barra de rolagem desta janela de texto para ver as NOVIDADES DO SITE
Obrigado por visitar COBRA PAGES

 

 Novidades do Site   Quem somos   COBRA PAGES e seus objetivos   Perguntas mais freqüentes   INDICE    Buscar no Site   CONTACTO