Os Távora no Brasil

Hoje: 01-08-2021

Página escrita por Rubem Queiroz Cobra
Site original: www.cobra.pages.nom.br

Mais informações sobre o livro:

A autora

A Casa de Alorna

O Último Távora

Sinopse:

Poucas famílias mostraram o vigor e o enraizar profundo que têm os dois principais troncos Távora em nosso País. Aqui chegados, primeiro no início e novamente ao fim do século XVIII, os Távora espalham-se hoje por quase todos os Estados da Federação, com densidade maior no Ceará, no Amapá, e na região Sul.

De ânimo peregrino e lutador, não houve desde então movimento político de envergadura que não tivesse na primeira linha um Távora, nem recanto do País em que vivessem e não deixassem a marca de sua influência civilizadora, como na Amazônia, ou religiosa, por força de seus dignatários eclesiásticos, ou literária, pelos incontáveis jornais que fundaram pelo interior, culminando com seu representante maior nas letras, o escritor Franklin Távora.

Diante de uma questão tão vasta quanto seria dar conta de todos esses feitos, de biografar todas essas figuras, e de mostrar na ordem genealógica toda a extensão de suas linhagens, este livro não pode ser visto senão como uma pequena contribuição, insuficiente como espelho de grandeza que fosse um justo memorial aos Távora brasileiros. A intenção da Autora não foi outra que a de conservar o registro de algumas conexões e fatos básicos que, fossem esquecidos, maior se tomaria a complexidade do problema histórico para os genealogistas e historiadores no futuro (Texto da 4ª. capa).

*

A monografia “Contribuição à Genealogia e História dos Távora no Brasil” contém os resultados das primeiras pesquisas sobre os Távora no Brasil. Apresenta os ramos do Ceará, do Pará, do Amapá, de Pernambuco, do Paraná e do Rio Grande do Sul, todos originados do mesmo casal de ancestrais. Tem o formato de uma monografia em xérox e encadernação com espiral.

É imensamente fértil o legendário da Família Távora, e aparentemente nenhum pesquisador se propôs, antes desta monografia, a proceder a uma filtragem dos fatos, mediante o levantamento da documentação pertinente à origem e progresso dessa família no Brasil.

Partimos de um jovem português desembarcado no Recife e morador em Olinda no final do século XVIII. É a partir dele que traçamos as ramificações dos Távora do Rio Grande do Sul, do Paraná, do Pará e o ramo estabelecido no Recife e no interior de Pernambuco.

Na descendência encontrada, nos sentimos atraídos principalmente pela figura de Camilo Henrique da Silveira Borges Távora que teve destacada atuação na Revolução Praieira. Com base na documentação publicada sobre aquela revolução liberal, foi possível reconstituir boa parte da sua campanha revolucionária. Foi seu filho o escritor João Franklin da Silveira Távora, que pertenceu à Academia Brasileira de Letras.

Outra figura importante, pela sua extensa prole, é a do Coronel João Franklin da Silveira Borges Távora (Não confundir com o escritor acima mencionado), grande povoador no Ceará, no Pará e no Amapá, ao final do Século XIX.

Uma vinculação genealógica importante que descobrimos é a do General Juarez do Nascimento Fernandes Távora. Trata-se de uma ligação ao ramo dos Távora diferente da admitida pelo próprio General, o que poderá ser motivo de polêmica, devido à fragilidade da documentação existente, tanto a favor da vinculação apresentada pelo General, quanto em apoio da descoberta feita pelos autores da monografia.

Além da primeira parte dedicada à Genealogia, há outra com as biografias tanto dos principais vultos da família que se tornaram figuras públicas, como também as daqueles que, em quase total anonimato, dedicaram-se a obras de grande expressão social. Entre as primeiras estão as do General Juarez Távora, do escritor Franklin Távora, a do militar e político Virgílio Távora, a de Dom Carloto e a de Dom José Vicente Távora, e de outros membros proeminentes da família. Entre as demais biografias, estão a de Elisiário Távora, as de médicos, como a do Dr. José Geraldo Távora, e de religiosas abnegadas, como a da Irmã Argemira Távora, que contribuíram não menos para engrandecer a real nobreza da família.

Devido a ser uma edição de poucos exemplares, o preço do volume tornou-se inversamente mais elevado, excedendo ao esperado pela Autora. Também o custo do correio é alto, apesar do pequeno peso do material. Somados esses fatores, o preço final para o leitor é de R$ 27,00 (vinte e sete reais) o exemplar, já incluído o porte.

Algumas opiniões dos leitores sobre o livro Contribuição à Genealogia e História dos Távora no Brasil

Comentário de Eveline Távora Morrier (U.S.A.):

“Muitíssimo obrigada pela cópia do livro sobre os Távoras. Eu moro já ha bastante tempo fora do Brasil e quero muito que as minhas crianças não percam a conexão com as suas origens brasileiras.”

Comentário do Dr. José Geraldo Távora, de Belém, PA:

“No bom sentido “devorei” àvidamente a obra até o final. Farei releitura com mais calma. É sem dúvida uma grandiosa contribuição – posso dizer – para a nossa genealogia. Os Távora sentem orgulho de ser Távora. Meu pai nos “passava” sempre isso e a história justifica.”

Opinião do Dr. Francisco Augusto, de Fortaleza, CE:

“O seu trabalho pela leitura dinâmica que fiz, é HONESTO, pq diz a verdade, indica ao leitor a fonte e onde se aprofundar se desejar. Busca de modo ponderado questionar os pontos polêmicos… informando com segurança.”

Comentário do Dr. Bruno Távora, de Brasília, DF.:

“A história da imagem de Nossa Senhora trazida pelo primeiro Távora deveria ser melhor investigada. É uma relíquia de muito valor, no meu entender. Parabéns pelo livro.”

Opinião do Dr. Francisco Carlos Távora de Albuquerque Caixeta, de São Paulo, SP.:

“Parabéns pela iniciativa. Além de excelente fonte de pesquisa, o livro é um verdadeiro baú de memórias sobre a família, conservando sua trajetória e importância para os escaninhos da História.”

M. J. Távora

Informações: Secretária – Letícia – Fone: (61) 3248-3092

Retorno à
LISTA DE LIVROS.

Página lançada em 23-02-2009.

Direitos reservados.
Para citar este texto: Maria José Távora Queiroz Cobra, Os Távora no Brasil. Site www.cobra.pages.nom.br, Internet, Brasília, 2004.