A Religião e os Cursos Paroquiais

Hoje: 28-05-2022

Página escrita por Rubem Queiroz Cobra
Site original: www.cobra.pages.nom.br

As igrejas com frequência têm cursos gratuitos de natureza social destinados aos seus fiéis. Nestes poderiam inserir um curso de “comportamento social maduro”. Essa disciplina teria como fundamento o aperfeiçoamento dos quatro pilares da maturidade, referidos na página Os pilares da maturidade.

A Bíblia Cristã tem matéria suficiente para uma pedagogia da “moral platônica” ensinando suas virtudes: fortaleza, temperança, prudência e justiça. Assim, poderá a religião assumir o status pedagógico especial para que o seu adepto amplie sua compreensão da extensão que sua maturidade poderá adquirir e os religiosos poderiam inaugurar uma pedagogia voltada para esse fim. Aquelas pessoas mais dedicadas poderiam, talvez, aceitar difundir a pregação de Dom José Maria Escrivá de que o trabalho é ao mesmo tempo uma forma de oração, porém alertados de que isso somente ocorrerá se todo empenho for feito pelo indivíduo no sentido de que esse trabalho seja tão perfeito quanto possam alcançar o seu saber e a sua habilidade. “Sede perfeitos como o Pai é perfeito” (Mt 5,48). O trabalho perfeito é também próprio da maturidade e conduz a ela.

Rubem Queiroz Cobra

Página lançada em 07-02-2022.

Direitos reservados.
Para citar este texto: Cobra, Rubem Q. – A religião e os cursos paroquiais. Site www.cobra.pages.nom.br, Internet, Brasília, 2022.