O Essencial de Erikson

Hoje:

Página escrita por Rubem Queiroz Cobra
Site original: www.cobra.pages.nom.br

 Erik Erikson (1902-1994). Psicanalista nascido em Frankfurt na Alemanha e nacionalizado americano, conhecido por sua contribuição à psicologia com o seu trabalho sobre o desenvolvimento da criança e a crise de identidade. Foi um artista e professor escolar ao final da década de 1920, quando ele conheceu a psicanalista austríaca Anna Freud, com cujo apoio começou a estudar no Instituto Psicanalítico de Viena, onde se especializou em psicanálise infantil.

 Em 1933 emigrou para os Estados Unidos, onde se tornou interessado na influência da cultura e da sociedade sobre o desenvolvimento da criança.

 Erikson estudou grupos de crianças indígenas americanas para formulação de suas teorias, estudos que lhe permitiram relacionar o crescimento da personalidade com valores sociais e familiares.

 Seu primeiro livro, Infância e Sociedade (1950), se tornaria um clássico na área. Enquanto continua o seu trabalho clínico com adolescentes e jovens, Erikson desenvolveu o conceito de “crise de identidade” conflito inevitável que acompanha o fortalecimento do sentido da identidade ao final da adolescência.

 Entre os seus trabalhos destacam-se O jovem Lutero (1958), Identidade, juventude e crise(1968) e História pessoal e circunstância histórica (1975).

Rubem Queiroz Cobra

Página lançada em 31-01-2011.

Direitos reservados.
Para citar este texto: Cobra, Rubem Q. – O essencial de Erikson. Site www.cobra.pages.nom.br, Internet, Brasília, 2011.