O Essencial de Anna Freud

Hoje:

Página escrita por Rubem Queiroz Cobra
Site original: www.cobra.pages.nom.br

 Anna Freud (1895-1982). Psicanalista austríaca que viveu na Inglaterra, filha de Sigmund Freud, e distinguiu-se pelas suas contribuições na a psicanálise infantil e no estudo dos mecanismos de defesa, um elemento-chave na teoria psicanalítica.

 Nascida em Viena, doutorada em Leyesm, trabalhou como professora e trabalhou com seu pai no desenvolvimento da teoria e do movimento psicanalítico. Pai e filha se exilaram em Londres em 1938.

 O trabalho de Anna Freud, dá ênfase às funções do ego no desenvolvimento da personalidade, e nos mecanismos para ajustar as pulsões do ID às demandas do superego, especialmente a repressão, projeção, racionalização, negação, identificação com o agressor e as formações reativas.

 Ela fundou a Hampstead Child Therapy Course and Clinic em Londres em 1947 e dirigiu essa clínica até 1952.

Autora de inúmeros artigos científicos, também ajudou a fundar a publicação anual Estudo Psicanalítico da Criança em 1945. Sua principal obra, O Ego e os Mecanismos de Defesa (1936), tornou-se um clássico da psicologia.

Rubem Queiroz Cobra

Página lançada em 31-01-2011.

Direitos reservados.
Para citar este texto: Cobra, Rubem Q. – O essencial de Anna Freud. Site www.cobra.pages.nom.br, Internet, Brasília, 2011.