COBRA PAGES

PERGUNTAS MAIS
FREQÜENTES
(P.M.F.),
respostas e esclarecimentos adicionais.

 

Clique, por favor, no título correspondente, para ver as respostas
às perguntas mais freqüentes na sua área de interesse:

Direitos Autorais
Filosofia
Educação e Comportamento
Boas Maneiras e etiqueta
Como fazer sua pesquisa genealógica
Contos

Geologia
Gerais
=============================
DIREITOS AUTORAIS

Direitos Autorais: consultas sobre parceria, cópia, utilização das páginas, links e frames.

COBRA PAGES é um domínio próprio e as páginas nele publicadas estão protegidas por Direitos Autorais. As matérias exibidas no Site são transcrições das minhas aulas, livros e conferências..

Direitos Autorais são reconhecidos internacionalmente para toda obra publicada, seja livro, artigo ou página da Internet. As páginas de um Site são protegidas do mesmo modo que os livros. Não podem ser reproduzidas em outros sites ou em obras impressas (pagina da Internet, artigo de jornal, Apostilas, etc.), assim como os livros não podem ser copiados, nem inteiros nem qualquer de seus capítulos, ainda que para distribuição gratuita. Este procedimento é o crime de plágio.

Modificar o texto de um autor não exclui o plágio. A pessoa não pode alterar a obra de outra, sem incorrer em violação de direitos autorais, e ficar sujeita à cobrança de uma indenização fixada de acordo com a Lei.  Se o assunto é o mesmo e as idéias são as mesmas, existe campo para demanda judicial. 

Em qualquer época  que uma cópia for identificada em outro Site ou publicação, a constatação permitirá a cobrança de uma indenização a ser arbitrada por um juiz, a ser paga pelo infrator ou por seus herdeiros, ao autor ou seus herdeiros.

No caso das minhas páginas, o Foro para dirimir quaisquer dúvidas é o Foro de Brasília, DF. O monitoramento das páginas copiadas e exibidas em outros Sites é feito periodicamente, com a utilização de frases dos meus textos, inseridas em um buscador tipo Google, que indica a página estranha onde o texto  está sendo exibido. 

Citações. As citações (trechos a serem colocados entre aspas ou referência a uma idéia de outrem), porém, são um direito do leitor e podem ser feitas livremente, desde que não sejam longas; e sejam seguidas da informação de origem, ou tenham, ao final, indicado o ano da obra citada (geralmente colocado entre parênteses). Neste caso a informação completa da procedência do texto citado é indicada na Bibliografia, identificada pela data da publicação que foi mencionada imediatamente junto da citação feita. A informação bibliográfica deve abranger: o nome do autor, o título da página, o nome do Site (no caso, "Cobra Pages"), o endereço (no caso www.cobra.pages.nom.br), e a data em que a página foi visitada.

A cópia de páginas da Internet somente é permitida para uso pessoal. Do ponto de vista legal, um professor pode recomendar a seus alunos que cada um copie individualmente uma determinada página para estudo em casa ou na classe, mas não pode ele mesmo fazer um grande número de cópias de um Site alheio para distribuir.

Link. Devido a natureza individual do meu trabalho, não posso colocar em minhas páginas links para outros Sites a título de parceria, troca, ou cooperação, o que também me impede de solicitar que sejam colocados links para o meu endereço. Mas qualquer pessoa é livre para colocar em suas páginas links para onde desejar,  independentemente de autorização do proprietário do Site para o qual o link apontar, inclusive para Cobra Pages (o que me deixaria feliz e honrado).

 

Frames. Colocar links para uma página na Internet é  normal - e legal -, desde que o link não traga a página para dentro de um frame. Se a página de um Site abre em outro Site aprisionada em um frame, será um caso de apropriação indébita de material alheio.

================

FILOSOFIA

1. Por que as páginas de filosofia não têm Bibliografia.

R. O objetivo das minhas páginas é induzir à pesquisa e estimular o trabalho intelectual honesto. Contivessem uma Bibliografia, poderiam ser utilizadas como um trabalho escolar pronto e acabado, bastando maquiá-las com uma redação substituída. Sem a Bibliografia, o aluno terá que buscar um mínimo de fontes bibliográficas, obrigando-se assim a fazer uma pesquisa, pois nenhum professor aceitará um trabalho para avaliação que não contenha uma Bibliografia. Sua pesquisa com certeza revelará mais fatos e elementos que os contidos em minha página, o que haverá de beneficiá-lo.

2. Por que o autor não inclui filósofos importantes como Aristóteles, Platão, São Tomás, e outros?

R. O Site contem as biografias de filósofos a começar do Renascimento (1453) até a Revolução Francesa em 1789 (Filosofia Moderna) e desta até os dias atuais (Filosofia Contemporânea). Não trata da Filosofia Antiga ou da Filosofia na Idade Média.

3. Por que as páginas de filosofia não incluem a transcrição de trechos das obras dos filósofos?

R. O próprio aluno poderá colher nas obras dos filósofos trechos para citar. Buscar alguns textos originais deve ser parte do seu trabalho. Poderá encontrá-los na antiga e conhecida coleção Pensadores, existente em qualquer boa biblioteca, ou em traduções da obra do filósofo que está a pesquisar. As páginas de filosofia em COBRA PAGES destinam-se apenas a ser um roteiro básico e um estímulo para o estudo da vida e obra dos filósofos modernos e contemporâneos.

4. Gostaria de ter contato com Rubem Cobra. Assunto: Discussão sobre "Peregrino da América."

R. De um modo geral, as páginas de filosofia de COBRA PAGES apresentam apenas a biografia, os fatos importantes da época e o pensamento original de cada filósofo: não fazem crítica. Por esse motivo não troco mensagens com meus leitores sobre o pensamento ou a obra dos biografados. Além de fugir ao propósito das páginas, a troca de comentários tomaria tempo que normalmente utilizo nos trabalhos de pesquisa e redação de novas páginas. Cabe ao aluno trabalhar uma crítica ao pensamento do filosofo e considerar se os acontecimentos da sua época foram de algum modo importantes para o desenvolvimento de sua doutrina.

5. Como posso saber mais sobre Chiara Lubish?

R. Acredito que o Movimento Focolare da sua Diocese poderá conseguir para você melhores informações sobre essa senhora. O que apresento em Chiara Lubish como nota vinculada à página Feminismo do Diretório Temas de Filosofia, são apenas as suas posições sob a ótica sócio-política.

EDUCAÇÃO E COMPORTAMENTO 

1. Tenho alguns problemas em meu casamento. Posso detalha-los por telefone e obter uma orientação?

R. As páginas de Psicologia e Educação de COBRA PAGES não constituem um Site de aconselhamento. No entanto, eu gosto de conhecer problemas genericamente, e relativamente aos quais eu possa incluir, futuramente, novas páginas em meu Site, com base em filósofos e psicólogos de renome. Sugira, por favor, um tema que lhe pareça relacionado ao seu problema.

2. Tenho uma filha de 6 anos. Vive numa agitação emocional muito grande. Quem vocês me aconselham (procurar)?

R. Não posso indicar nominalmente um profissional. Os projetos "on line" dos Departamentos de Psicologia das Universidades em geral oferecem algum tipo de ajuda. Há, por exemplo, o Site do "Projeto Criança", do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Paraná, que dá orientação aos pais.

3. Estou iniciando como orientadora educacional e tenho muitas dúvidas em como lidar com alunos que não querem fazer nada, não têm interesse e os pais não são participativos, gostaria de alguns conselhos, obrigada.

R. Acredito na força da consideração através de elogios oportunos ao aluno e da atribuição de responsabilidades em tarefas que interessem a ele; na quebra de rotina, na referência casual a vultos históricos que foram exemplos de civismo, de caridade, de heroísmo, etc. O teatro pedagógico, com papeis do tipo que o aluno parece pretender representar na vida e no qual seu personagem irá sofrer a crítica moral incluída no contexto da peça, me parece que pode ser muito eficaz. Penso que muito do que está na minha página sobre "Política da Família" poderá ser útil. Veja também "Formação Comportamental" na Escola. Infelizmente, porém, o que está em minhas páginas ainda é muito pouco.

BOAS MANEIRAS E ETIQUETA

1. É estranho que mistures boas maneiras com páginas de filosofia. Andas a confundir ética com etiqueta? Boas Maneiras não são estudadas em livros de Moral nem de Ética, que eu saiba.

R. Toda conduta humana acaba sendo uma questão ética e pode ser remetida a princípios éticos. Porém, não é esta a razão porque páginas de Boas-maneiras e Etiqueta figuraram em COBRA PAGES. O meu Site visa também ajudar aquelas pessoas que querem encontrar maturidade e auto estima por via autodidata. E esta ajuda pretendo dar não apenas com textos resumidos e práticos de Filosofia e Educação, mas também com textos sobre o trato interpessoal, fluente e emocionalmente gratificante que as boas-maneiras podem proporcionar. Acredito que o material que estou a colocar poderá ser útil para a elevação geral do nível de civilidade, higiene, bom gosto e auto-estima das pessoas interessadas mas que dispõem de poucos meios para se educar.

 GENEALOGIA

1. Sabe-se que sobrenomes com nomes de bichos e de árvores são sobrenomes de judeus convertidos... Pereira é?

R. É preciso mais que isso para estabelecer que um sobrenome tem sua origem  entre os judeus convertidos (cristãos novos). Verifique a atividade (negócio de ouro, tecidos, etc., e também medicina) o endereço (ruas da judiaria), registros em que são chamados "cristãos novos", homônimos com processo na Inquisição, etc. Eu discuto a questão no livro escrito com minha mulher, Um comerciante do século XVIII.

2. Já colhi todos os dados que podia ouvindo meus avós...há muitas inconsistências e algumas contradições...

R. Os depoimentos de familiares nunca levam muito longe, porque os mais velhos lembram-se de nomes, mas geralmente não se lembram de datas nem dos sobrenomes corretos dos próprios pais e avós. É preciso procurar por documentos nos arquivos das igrejas, nos arquivos públicos, etc. Para ajudar os que estão interessados, coloquei em Genealogia: a história da sua família, uma página sobre documentos de interesse que contém uma relação de locais e tipos de documentos mais informativos.

3. Qual o seu parentesco com Ercília Nogueira Cobra?

R. O pai dela, Amador Nogueira Cobra, era irmão do meu avô paterno.

4. Vocês são parentes da deputada Zulaiê Cobra?

R. A senhora Zulaiê Cobra Ribeiro é neta do mesmo Amador, pai de Ercília. Ela é, portanto, sobrinha-neta do meu avô. No capítulo de genealogia do nosso livro Um comerciante do século XVIII esse parentesco é mostrado.

CONTOS

1. Passamos umas férias por lá, e não vimos nenhuma "floresta". Você imaginou o lugar?

R. O Cabo de Santo Agostinho descrito em Milagres e Testemunhos é como existiu nos anos cinqüenta. Havia duas praias praticamente desconhecidas, a de Gaibu e a do Suape, onde só havia pescadores, a mata atlântica, recifes, e um mar belíssimo.

2. Sou de Sobral e conheço Aprazível. Mas não reconheci sua descrição do lugar...

R. Em Dom Beltrano o ambiente é descrito tal como existiu nos anos que antecederam à revolução de 64.

GEOLOGIA

Nenhuma pergunta.

GERAIS

1. A respeito de e-mails...

R. Fico muito agradecido a todos que enviam alguma mensagem, e as respondo sempre que o intervalo dos demais trabalhos me permitem. Quanto às sugestões e correções que indicam, procuro aproveitá-las com o máximo de presteza a fim de que as páginas fiquem cada vez mais úteis e seguras.

2. Quem são vocês? Precisamos saber para dar o devido valor aos textos...

R. Veja, por favor, em Quem Somos.

3. Nuno Cobra escreve em Cobra Pages?

R. Nuno Cobra é um grande escritor, e provavelmente tem o seu próprio Site na Internet. Os textos de COBRA PAGES são exclusivamente de minha autoria; tenho o assessoramento de minha mulher quando o assunto é conservação e restauração de livros e documentos.

Para mais esclarecimentos clique em CONTACTO. 

===================================

ALGUMA OUTRA PERGUNTA? Por gentileza, não deixe de enviar qualquer idéia
que possa contribuir para melhorar este Site.
Clique em: Opinião!

 

Retorno a Livros do Autor

Retorno a Filosofia Moderna

Retorno a Filosofia Contemporânea

Retorno a Filotemas

Retorno a Psicologia e Educação

Retorno a Boas Maneiras e Etiqueta

Retorno a Conservação e Restauro

Retorno a Como fazer sua pesquisa genealógica

Retorno a Contos

Retorno a COBRA PAGES

 

========================