COBRA PAGES

reg..

NOVIDADES DO SITE

COBRA PAGES e seus objetivos

 

Página escrita por Rubem Queiroz Cobra
Site original: www.cobra.pages.nom.br
 

Perguntas
mais freqüentes


CONTACTO

Busca no Site

Hoje:

 

 

 

 

O conteúdo de um site é supostamente fiel às idéias do seu proprietário e reflete sua personalidade. Cobra Pages é um Site da categoria “.nom”, pessoal, e não de grupos, empresas, associações ou classes. A extensão "nom" dá maior credibilidade ao Site, por expressar uma responsabilidade individual clara, que pode ser interpelada diretamente.

As páginas de "Cobra.pages.nom.br" são mostradas nos seguintes Sites:

1 Neste site original www.cobra.pages.nom.br;

2 No mirror site (site espelho) https://www.cobrapages.net, que terá o mesmo conteúdo deste site original;

3 No E-books Cobra Pages (em processo  criação)

4 Na Página Cobra Pages no Facebook.

5 Nos sites que sucederam ao provedor GeoCites.com, onde eu havia criado um mirror site pago (por isso livre de anúncios) para www.cobra.pages.nom.br. Com o lamentável fechamento do GeoCities pela Yahoo, em 27-10-2009, as páginas continuaram a ser exibidas por websites que o sucederam, mas que ainda não oferecem aos Autores meios para atualizarem os seus textos. 

Cobra Pages oferece conteúdo aos Orientadores Educacionais, aos Voluntários do trabalho social, e aos que buscam cultura geral através da auto-educação. O seu objetivo principal se funda na convicção de que o conhecimento melhora as pessoas, as faz mais compreensivas e tolerantes, mais conscientes dos seus deveres de cidadania, e mais agradáveis no convívio social.
As matérias do Site Cobra Pages representam um subsídio para uma atividade que chamo
"Formação Comportamental". Esse título não é novo, mas o sentido amplo em que eu o emprego é original. Consiste em reunir matérias extracurriculares para o embasamento educativo do jovem, assim como para a promoção das pessoas culturalmente excluídas.
Na página respectiva descrevo essa atividade multidisciplinar, indicando os tópicos de um programa demonstrativo que utilizaria, como passo inicial, matérias de Cobra Pages, e também os instrumentos que pode empregar, como palestras sobre diversos temas culturais, aulas de Boas-maneiras e Etiqueta, Psicologia, Ética e Estética, e Teatro Educativo.

Desejo cooperar com aqueles educadores que estão engajados no ensino em escolas públicas ou particulares (principalmente o Orientador Educacional), ou em projetos sociais junto a Igrejas e Centros Sociais da iniciativa de padres, pastores, freiras e leigos, ou ainda para finalidade auto-didática. Com a distribuição cada vez mais ampla de computadores na rede escolar, fica evidente que todo material educativo que existir na INTERNET poderá ser útil, principalmente em áreas onde o acesso ao conhecimento é dificultado pela inexistência de profissionais e de bibliotecas atualizadas para a comunidade.

O Domínio COBRA PAGES tem esse objetivo social, que consiste em apresentar informação educativa, sem qualquer sectarismo e sem outro fim que não o estritamente ético-filosófico e cultural de educar. Busca assim contribuir, através da INTERNET, para a difusão da cultura e do conhecimento no país.

Mas estou consciente de que os textos são muito longos. Porém, o máximo detalhamento dos tópicos é necessário, a fim de dar o máximo de subsídios para  professores e Orientadores Educacionais. Para o leitor comum, no entanto, a leitura poderá tornar-se cansativa.

Há, porém, uma vantagem. O leitor que vence um texto mais extenso ou mais difícil, sente-se bem diferente de como se sentiria se houvesse lido um artigo leve e superficial, sobre o mesmo assunto, em um suplemento de jornal dominical. A impressão será mais duradoura e o interesse pelo tema se tornará mais aguçado quando a leitura exige algum esforço e persistência. Ele se sentirá inclusive capaz e passar adiante o que aprende em um texto mais minucioso, enquanto um texto curto e resumido lhe deixará dúvidas que darão lugar ao desinteresse.

Nem tudo que está no acervo dedicado ao Orientador Educacional ou ao professor que desejar ser um Formador Comportamental se presta diretamente ao leitor autodidata. Por exemplo, as páginas sobre o Teatro Pedagógico. Mas terão um interesse indireto, porque lhe permitirão aprender sobre o trabalho do dramaturgo, dos atores, e sobre a montagem de cenários e sobre o que a própria peça tiver para ensinar. Não tenho dúvidas de que depois de ler os textos sobre o teatro pedagógico, assistir a uma peça de teatro será uma experiência diferente e enriquecida para ele.

Entre as principais páginas do Site estão as páginas de Filosofia. Eu busquei no pensamento de cada filósofo o que me pareceu de interesse imediato para o conhecimento cultural básico das pessoas. Quis mostrar como Locke justifica a propriedade, como e porque Rousseau cria as bases que faltavam ao socialismo, e como no liberalismo, Madame de Staël casa a riqueza e o luxo em que vivia com o empenho pela assistência social e o socorro aos necessitados.

Alguns contos que estão em Cobra Pages têm uma mensagem moral em questões de família, como em "As Filhas Adotivas" e "A Infância dos Três Porquinhos", ou de Teologia Natural, como no caso do "Diálogo com um Ateu" ou ainda de crítica ao consumismo, como em "As Enfeitadinhas do Lago Sul".

Minha esperança de recompensa pelo meu trabalho é que as páginas de COBRA PAGES sirvam pelo menos como um começo e que, ao final, até mesmo se tornem insignificantes diante dos conhecimentos gerais, do amadurecimento e da nobreza  pessoal que o leitor autodidata alcançar como resultado de seu empenho e persistência.

 

Rubem Queiroz Cobra            

R.Q.Cobra
Doutor em Geologia
e bacharel em Filosofia.
Aberta em 15/04/2011.

Direitos reservados.
Para citar este texto:
Cobra, Rubem Q. - Formação Comportamental: para o autodidata. Site www.cobra.pages.nom.br, INTERNET, Brasília, 2011.

Utilize a barra de rolagem desta janela de texto para ver as NOVIDADES DO SITE
Obrigado por visitar COBRA PAGES