Áreas de Pesquisa

Hoje: 06-10-2022

Página escrita por Rubem Queiroz Cobra
Site original: www.cobra.pages.nom.br

Precisamos dizer a que campo de estudo pertenceria à disciplina Maturidade. Vamos começar por reconhecer que, para se chegar à maturidade, não dependeremos, inicialmente, da Educação. A maturidade depende mais dos atributos da mente, que do conhecimento que ela armazena. Se não está vinculada ou dependente da Educação, também não está diretamente vinculada ao tempo. Embora muitas pessoas aprendam como se comportar de modo maduro pelos tapas que recebem da vida e alcancem uma vida mais calma e prudente na velhice, a verdade é que as suas experiências de vida as ensinaram mais a contornar os problemas que a enfrentá-los e resolvê-los, e é na esperteza que os anos lhes trouxeram que se baseia sua habilidade de conselheiras. Vamos então descobrir quais são os verdadeiros atributos da mente humana que podem estar por trás do comportamento de alguém que nos pareça ter uma personalidade inquestionavelmente madura. Essa será a que tiver as aptidões ligadas à maturidade realmente amadurecidas. Descobrindo essas aptidões, teremos a delimitação das áreas de pesquisa mais promissoras para a disciplina.

Certamente a Psiquiatria Experimental poderá contar, em pouco tempo, com uma grande opção de objetos para suas pesquisas. A diferença entre o esforço que é feito pela Pedagogia e o que espero que a Psiquiatria Experimental possa realizar está em que esta terá como valer-se de recursos aproveitáveis da área médica: Engenharia Neural (modificações neurais por intervenção direta nos genes) e Neurofisiologia; técnicas didáticas tradicionais para o desenvolvimento mental, criadas por Pestaloze, Claparede, Edward Seguin, Binet, e Montessori, entre outros.

O esporte, por exemplo, tem características que parecem merecedoras de atenção da Psiquiatria para aplicação de medicamento em relação ao desenvolvimento da determinação.

Outros elementos ou subdisciplinas que possam se integrar nos estudos disciplinas da maturidade poderão ser descobertos quando as pesquisas e os experimentos nesse campo forem um dia assumidos como objeto da psiquiatria investigativa.

Veja, por favor, as páginas vinculadas: “A Maturidade Como Disciplina Acadêmica” e “Campo Específico da Disciplina Maturidade“.

Rubem Queiroz Cobra

Página lançada em 07-02-2022.

Direitos reservados.
Para citar este texto: Cobra, Rubem Q. – Áreas de pesquisa. Site www.cobra.pages.nom.br, Internet, Brasília, 2022.