O que Pode Ser Feito

Hoje: 06-10-2022

Página escrita por Rubem Queiroz Cobra
Site original: www.cobra.pages.nom.br

Depois de expor esse quadro, no qual a imaturidade corrói permanentemente as raízes do desenvolvimento do nosso país, pergunto-me se o que pode ser feito não será um dever dos próprios brasileiros.

Diante da miserável situação moral na qual o nosso povo foi deixado por séculos devido à incompetência e desonestidade de seus líderes, o País, hipnotizado pelos mais de 20 programas que estão ou estiveram em vigor, como: Programa Bolsa Família, Programa Casa Verde e Amarela, Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, Isenção de Taxas em Concursos Públicos, Fomento – Programa de Fomento às Atividades Produtivas Rurais, Carteira do Idoso, Aposentadoria para pessoa de baixa renda, Programa Brasil Carinhoso, Programa de Cisternas, Telefone Popular, Carta Social, Pro Jovem Adolescente, Tarifa Social de Energia Elétrica, Bolsa Verde – Programa de Apoio à Conservação Ambiental, Passe Livre para pessoas com deficiência, Crédito Instalação, Programa Brasil Alfabetizado, Identidade Jovem, Programa Nacional de Reforma Agrária, Água para Todos, Bolsa Estiagem, Programa Nacional de Crédito Fundiário etc., oferecidos pelos sucessivos governos, os brasileiros

sequer percebiam como estavam sendo traídos. Foi necessária a pandemia de um vírus letal para que o povo abrisse os olhos. Há muitos brasileiros que percebem o que se passa e que poderiam trabalhar para mudar o País. Porém, as elites em um país atrasado são sempre egoístas e se constituem em grupos exclusivistas.

Compreendendo em que consistem a maturidade e o seu contrário a imaturidade, torna-se quase uma obrigação para nossas elites se engajarem em projetos de esclarecimento das classes menos dotadas dessa compreensão.

Muitas atividades poderão ser veículos para despertar nos indivíduos a compreensão de quanto as atitudes imaturas levam à ruína as famílias, as carreiras profissionais, o sucesso social, a economia e o governo do país, e de que a maturidade é o caminho certo para se alcançar o progresso.

O teatro educativo pode ser um trabalho prazeroso e pleno de possibilidades de carregar mensagens sobre o que é e a importância que tem a maturidade pessoal. O esporte, como salientei anteriormente, oferece as vantagens a que me referi sob o título “Campo específico da disciplina Maturidade”.

Há muitas pessoas da classe média que se propõem a abrir centros de assistência social, sendo os mais comuns os dedicados a uma arte específica, como a música, por exemplo. O aprendizado de uma arte tem inegável efeito sobre a personalidade de um jovem, desde que a arte escolhida não seja veículo para acentuar sua imaturidade.

Rubem Queiroz Cobra

Página lançada em 07-02-2022.

Direitos reservados.
Para citar este texto: Cobra, Rubem Q. – O que pode ser feito. Site www.cobra.pages.nom.br, Internet, Brasília, 2022.