Segurança, Perguntas e Respostas

Hoje: 01-08-2021

Página escrita por Rubem Queiroz Cobra
Site original: www.cobra.pages.nom.br

O processo de compra compreende quatro etapas, cuja segurança será comentada nos itens desta página. Etapas:

  1. Através da caixa de mensagem do SITE, o comprador consulta sobre como comprar, e informa qual Banco vai utilizar.
  2. Na resposta a sua mensagem, o adquirente recebe um e-mail com as instruções para o  depósito ou transferência do valor da compra;
  3. Na resposta às instruções recebidas, o comprador comunica a data em que fez o pagamento (depósito ou transferência) e o seu valor, e inclui o endereço para o envio do livro.
  4. Confirmado o pagamento, o exemplar adquirido é enviado ao endereço indicado.

Nota. O envio  poderá  ser  personalizado, como informado abaixo no item 9.

  1. É seguro comprar livros pela internet? O consumidor que nunca fez uma compra online por receio de informar seus dados bancários para um site, pode ficar despreocupado. Isto não é necessário no sistema que adoto para venda dos meus livros. O comprador faz o depósito ou efetua uma transferência on line de sua própria conta bancária para a conta nominal privada do Autor, sem qualquer intermediação. Nenhum dado pessoal é necessário.
  2. Quais as formas de pagamento na Internet? As mais praticadas são a utilização do cartão de crédito ou de boleto bancário. O pagamento com cartão suscita o receio de que o seu número seja vazado para uso criminoso, o que é raro mas pode acontecer. Pagamentos realizados com Boleto Bancário também são simples, mas o prazo médio para entrega do pedido será maior devido à demora na confirmação do crédito. Essas formas de pagamento em geral adotadas pelas livrarias, são privilégio de empresas. Há também o deposito em conta corrente através de DOC, que pode ser dispendioso, o pagamento em cheque e o depósito em conta ou transferência entre contas.  Esta última modalidade é a que adoto na venda de meus livros, e que me parece ser a mais segura.
  3. Qual o procedimento para pagar? O processo é fácil, e pode ser rápido e cômodo. O comprador fará um depósito na conta que lhe será indicada (conta pessoal do Autor) do mesmo modo que faria um depósito em sua própria conta. Não tem que informar o número do seu cartão de crédito, nem imprimir boletos, nem usar seu CPF, nem informar sua identidade. Se você tem ligação com a Internet, não precisa sair da sua casa para adquirir o livro. Poderá fazer a transferência através do seu próprio computador e aguardar que o seu exemplar chegue pelo Correio. Aceito também o pagamento em cheque, mas esta é uma modalidade extremamente demorada de pagamento.
  4. Como o comprador sabe que o Autor recebeu seu pagamento? O comprador tem o recibo bancário cuja cópia pode manter como um arquivo em seu computador ou imprimir. Se vai ao Banco fazer a transferência, recebe do Caixa o recibo do depósito. Estes comprovantes tem o número da conta creditada e o nome do seu titular indicados sem possibilidade de erro.
  5. Como o Autor sabe quem lhe enviou o pagamento? O comprador precisa seguir com atenção as instruções que receberá e informar por e-mail ou FAX a data do depósito ou da transferência que efetuar e a quantia exata enviada. A partir da confirmação do seu depósito ou transferência, será iniciado o processo de envio do exemplar.
  6. Quais bancos são utilizados para pagamento? As transferências ou depósitos em conta poderão ser feitos através do Banco do Brasil, da Caixa Econômica e do Bradesco.
  7. Como são enviados os livros? Os livros são enviados em envelopes resistentes depois de envoltos em uma folha de plástico do tipo bolha, que preservam o volume no processo de encaminhamento e entrega no endereço indicado. Na hipótese de serem adquiridos mais de dois volumes, a embalagem será reforçada ou serão utilizadas caixas com a devida proteção do conteúdo
  8. Tenho que pagar frete para a compra de livros? Não. O preço do volume já inclui o custo da embalagem e do frete, para compra no Brasil.
  9. Segurança extra. Para maior segurança, indique em sua mensagem um telefone, e o melhor horário para contacto. Esta indicação é ainda mais importante em caso de compra por FAX, porque o número do seu aparelho poderá não aparecer com nitidez na impressão da máquina.
  10. Posso indicar qualquer endereço para a entrega? Se está presenteando alguém com o livro adquirido, você pode solicitar em seu e-mail que um cartão impresso com os dizeres “Este exemplar lhe é oferecido por… (nome do comprador) …” acompanhe o exemplar. Ele será deixado diante da folha de rosto do volume a ser enviado.

Se você tem alguma dúvida, consulte-me, por favor, através de mensagem.

Rubem Queiroz Cobra
Autor de COBRA PAGES.