Boas Maneiras, Etiqueta e Cerimonial: suas Definições e seu Lugar na Filosofia

Hoje: 26-10-2021

Página escrita por Rubem Queiroz Cobra
Site original: www.cobra.pages.nom.br

Permita-me o leitor insistir nessa advertência: Não se trata aqui de um livro com normas e regras de Boas Maneiras e Etiqueta, mas sim de um livro no qual essas disciplinas da Ética estão definidas . O livro é pequeno: são pouco mais de 60 páginas, o mínimo para que um trabalho impresso e encadernado seja qualificado como livro.

Se o que o leitor deseja são normas e regras de conduta social, ele as encontrará gratuitamente no Site, e poderá também obtê-las impressas brevemente no Etiqueta e Comportamento Social em vias de publicação.

A pequena obra “DEFINIÇÕES” é um convite à reflexão sobre o que são Boas Maneiras, Etiqueta, Cerimonial, Protocolo e outras matérias correlatas, cujos significados têm sido misturados pelos dicionaristas e confundidos pelos profissionais dessa área. Alguns generalizam, e chegam a apresentar Boas Maneiras, Etiqueta, Cerimonial e Protocolo como sinônimos. Ao utilizar critérios lógicos para reconhecer campos específicos do Conhecimento, logo se evidenciam as contradições e superposições de significados que confundem matérias diversas como sendo uma só disciplina. Basta um pouco de conhecimento sobre o que nos é ordinariamente apresentado como “Etiqueta”, para percebermos que o termo encampa, na verdade, áreas do Saber de naturezas diversas, correspondentes a várias disciplinas independentes, as quais, apesar de intimamente relacionadas entre si, não podem ser tidas como uma única.

Reconhecer disciplinas implica situá-las em campos próprios da Filosofia. Feito esse enquadramento, – que é demonstrado no livro -, penso que não permanecerá nenhuma dúvida sobre qual o domínio próprio de cada termo. Dadas essas definições, Boas Maneiras, Etiqueta, Cerimonial e Protocolo não mais serão confundidas, e seu estudo ficará facilitado pela correta delimitação de suas respectivas áreas de abrangência.

O leitor, embora possa vir a discordar das definições dadas, encontrará no livro BOAS MANEIRAS, ETIQUETA E CERIMONIAL: SUAS DEFINIÇÕES E SEU LUGAR NA FILOSOFIA uma novidade que reclamo ser original: o convite ao raciocínio sobre a matéria em um nível superior do conhecimento, através do seu tratamento filosófico. Acredito que o exame crítico dessas definições e dos seus fundamentos haverá, também, de despertar nele uma visão nova e um interesse novo pelo que, no seu conjunto, pode ser denominado “Civilidade”.

R. Q. Cobra

Informações: Secretária – Letícia – Fone: (61) 3248-3092