As Filhas Adotivas

Hoje: 27-10-2021

Página escrita por Rubem Queiroz Cobra
Site original: www.cobra.pages.nom.br

Mais que um simples conto, aquele que dá nome ao livro tem características de uma curta novela: abre capítulos para cada uma das histórias de adoção que enfoca.

Na psicologia dos personagens de As Filhas Adotivas, revelam-se aspectos muito informativos para aqueles que pensam adotar e educar uma criança. As personagens do conto mostram traços problemáticos na sua personalidade adulta, que são remanescentes de atitudes extremas da criança em resposta ao modo como foi tratada pela família que a adotou. Na pequena novela, cada uma das cinco meninas relata suas experiências, exemplificativas do que é necessário evitar, na educação de uma criança adotada.

O livro contem, a mais, alguns outros contos mostrados no Site. Ao conto principal – que empresta ao volume o seu título – estão reunidas dez outras pequenas histórias, como A infância dos Três Porquinhos, O bom da droga e Diálogo com um Ateu, que são igualmente informativos para a educação. Estes, assim como o conto principal, convidam o leitor a uma reflexão sobre traços de personalidade que se tornam invioláveis e irremovíveis enquanto a pessoa se mantém presa a um universo particular de conhecimento e experiência de vida, mas que podem mudar se lhes são abertas janelas para novas visões do Eu e do Universo. Outros, ainda, são apenas convites à reflexão sobre certas questões filosóficas e sociais, com enredos de variadas temáticas, ora de fundo memorialista, ora de pura ficção. São eles:

Não somos responsáveis por nosso primeiro sentimento

Os cinco desejos

Diálogo com um ateu

Dom Beltrano da Abadia de São Sicrano

A mulher da ilha

Pecados veniais

O sermão perdido do Padre Vieira

O bom da droga

A Infância dos três porquinhos

Retalho de memória

Informações: Secretária – Letícia – Fone: (61) 3248-3092

Retorno à
LISTA DE LIVROS.