Frederick Denison Maurice

Hoje: 27-10-2021

Página escrita por Rubem Queiroz Cobra
Site original: www.cobra.pages.nom.br

(John) Frederick Denison Maurice, nascido em 1805 e falecido em 1872 na Inglaterra foi, um dos maiores teólogos anglicanos do século XIX e escritor. Foi um dos lideres – e tido como o principal fundador – do Movimento que na segunda metade do século XIX se tornou conhecido por “Socialismo Cristão”.

Sua reputação como teólogo foi realçada com a publicação de seu livro Kingdom of Christ (1838), no qual sustentou que a igreja é um corpo unido que transcende a diversidade e a parcialidade do homem individual, de facções e seitas. Esta posição, considerada subsequentemente como precursora do movimento ecumênico do século XX, despertou as críticas dos anglicanos ortodoxos.

Em 1848, juntou-se a outro teólogo, o anglicano moderado Charles Kingsley, a John Malcolm Ludlow e outros, para fundar o Movimento Socialista Cristão.

Combinando sua habilidade como educador com seu interesse em melhorar as condições de vida dos trabalhadores, Maurice planejou e fundou, em 1854, o Working Men’s College (Colégio do Trabalhador) do qual foi o primeiro diretor. Organizou também várias associações cooperativas entre trabalhadores. Em Cambridge foi capelão da St. Edward’s Church e professor de filosofia moral na Universidade, onde lecionou Ética e escreveu sua celebre obra Social Morality, publicada em 1869.

Rubem Queiroz Cobra

Página lançada em 24-04-1999.

Direitos reservados.
Para citar este texto: Cobra, Rubem Q. – Denison Maurice. Site www.cobra.pages.nom.br, Internet, Brasília, 1999.