Padre Francisco Luiz Leal

Hoje: 28-07-2021

Página escrita por Rubem Queiroz Cobra
Site original: www.cobra.pages.nom.br

Padre Francisco Luiz Leal (ou dos Santos Leal) (1740-Desc.). Padre secular, nasceu no Rio de Janeiro, e faleceu entre 1818 e 1820. Como era a aspiração comum na época, Padre Francisco Luiz Leal teve formação em Coimbra e prestou serviços em Portugal, mas era brasileiro e não é contado entre os filósofos portugueses nos compêndios de História da Filosofia em Portugal.

Bacharel em Cânones, o Padre Francisco Luiz Leal foi professor régio de filosofia racional e moral, nomeado pela resolução regia de 10 de Novembro de 1771. Foi professor dessas disciplinas em Lisboa por quarenta e oito anos.

Embora não tenha encontrado referências a diferentes postos de ensino que tenha ocupado, suponho que possa ter ensinado em vários colégios, pois o professor régio supria o magistério de escolas públicas ou particulares (religiosas), conforme as necessidades. Serviu por ultimo no Educandário Régio do bairro de Belém. aposentando-se, ao que parece, em 1819.

O Padre Francisco Luiz Leal escreveu: Contos filosóficos, em dois volumes, obra para instrução e divertimento da juventude portuguesa, editado em Lisboa em 1773, e novamente em 1818; História dos filósofos antigos e modernos, em dois volumes, editado em Lisboa em 1788. Um Plano de Estudos elementares para educação literária da mocidade, encaminhado ao governo português em 1801; e Instrução Moral, Lisboa, 1802. Foi colaborador do Jornal Enciclopédico que à época se publicava em Lisboa.

Rubem Queiroz Cobra

Página lançada em 15-02-2011.

Direitos reservados.
Para citar este texto: Cobra, Rubem Q. – Padre Francisco Luiz Leal. Site www.cobra.pages.nom.br, Internet, Brasília, 2011.