Frei Mateus da Encarnação

Hoje: 28-07-2021

Página escrita por Rubem Queiroz Cobra
Site original: www.cobra.pages.nom.br

Frei Mateus da Encarnação Pina (1687- Desc.).

Nascido no rio de Janeiro, ingressou na ordem beneditina no ano de 1671, aos 16 anos. Homem inteligente e muito piedoso, foi professor e Abade no Mosteiro Beneditino do Rio de Janeiro. Sua atividade como Abade levantou suspeitas de que estivesse se beneficiando indevidamente de recursos da Igreja, razão de ser mandado a Portugal para explicar-se.

Provado que a acusação era infundada, Frei Mateus permaneceu em Portugal por alguns anos em Portugal, angariando grande prestígio no meio intelectual. Suas qualidades de orador sacro foram motivo do honroso convite para pregar na capela real, onde foi ouvido pelo rei D. João V na quaresma de 1729.

De volta ao Brasil lhe foi restituída a posição de Abade do mesmo mosteiro, e eleito Abade Geral do Brasil. Escreveu várias obras, entre elas um tratado de Teologia dogmática e escolástica. Não se sabe ao certo a data de seu falecimento.

Rubem Queiroz Cobra

Página lançada em 15-01-2011.

Direitos reservados.
Para citar este texto: Cobra, Rubem Q.  – Frei Mateus da Encarnação. Site www.cobra.pages.nom.br, Internet, Brasília, 2011.