John Wilkins

Hoje: 20-09-2021

Página escrita por Rubem Queiroz Cobra
Site original: www.cobra.pages.nom.br

 Wilkins, John, (1614-1672), lord cientista e bispo de Chester, um dos fundadores da Royal Society. Publicou, entre outras, em 1638, a obra The Discovery of a World in the Moone. Segundo Wilkins o homem poderia voar dentro de uma de quatro condições: (1) com o espírito dos anjos; (2) com a ajuda de pássaros; (3) com asas amarradas ao seu corpo e (4) em uma carruagem voadora. Ele acreditou mais na descoberta de um mecanismo que, guardadas cuidadosamente as devidas proporções, imitasse o bater das asas das aves.

 Em 1670 Wilkins propôs três possibilidades para o moto contínuo: Por efeito químico (possivelmente por conhecer o hoje chamado “movimento Browniano” de partículas; por efeito magnético, ou por efeito da gravidade. Desenhou uma máquina que utilizaria combinadamente a força de gravidade e a força magnética, ao que parece sem chegar a testá-la. Ele também tentou um tipo de turbina que era uma hélice colocada dentro de uma chaminé, movida pelo ar quente ascendente. O movimento do eixo poderia ser utilizado para diferentes tarefas. Essa turbina rudimentar foi descrita em seu livro Mathematical Magic, publicado em 1648.

Rubem Queiroz Cobra

Página lançada em 1997.

Direitos reservados.
Para citar este texto: Cobra, Rubem Q. – Vultos e episódios da Época Moderna. Site www.cobra.pages.nom.br, Internet, Brasília, 1997.