Juan Vergara

Hoje:

Página escrita por Rubem Queiroz Cobra
Site original: www.cobra.pages.nom.br

 Vergara, Juan. De uma ilustre família de judeus de Toledo, Juan Vergara lecionou filosofia na Universidade de Alcalá onde também ensinou grego o seu irmão Francisco Vergara. Amigo e grande admirador de Erasmo, a quem considerava o maior dos humanistas foi por sua vez admirado por aquele, pela elegância do seu estilo literário. Sua irmã Isabel, também uma intelectual muito culta, foi a tradutora espanhola das obras de Erasmo.

 Junto com Nebrija e outros humanistas da Universidade, Vergara trabalhou na redação da Bíblia Poliglota, patrocinada pelo cardeal Cisneros, o fundador da Universidade. Foi secretário particular do cardeal e também do seu sucessor o arcebispo de Toledo D. Alfonso de Fonseca. Após a morte do arcebispo Dom Alfonso, que o protegia, Vergara se viu à mercê de seus inimigos que levantaram perante a Inquisição acusações contra ele. Foi condenado a prisão pela culpa de haver divulgado as idéias e aprovado os livros de Erasmo, sendo libertado alguns anos depois.

Rubem Queiroz Cobra

Página lançada em 1997.

Direitos reservados.
Para citar este texto: Cobra, Rubem Q. –  Vultos e episódios da Época Moderna. Site www.cobra.pages.nom.br, Internet, Brasília, 1997.