Jan Swammerdam

Hoje:

Página escrita por Rubem Queiroz Cobra
Site original: www.cobra.pages.nom.br

 Swammerdam, Jan, 1637-1680, naturalista holandes e microscopista. Abandonou a medicina para investigar insetos e a anatomia de pequenos animais. Usando novas técnicas de laboratório, melhorou o conhecimento sobre o sistema circulatório no homem e se tornou o primeiro a descrever os corpúsculos vermelhos em 1658. Estudou os batimentos cardíacos, o movimento dos pulmões e dos músculos. Sua obra foi publicada após sua morte sob o título “A Bíblia da Natureza”.

 Durante sua vida, Swammerdam descreveu e classificou centenas de espécies de insetos, araquinídeos, peixes e vermes. Seu livro Algemeene Verhandeling van bloedeloose diertjens, uma história natural dos insetos publicado em 1669, foi o primeiro trabalho importante de entomologia. Ele também estudou embriologia e acreditava na teoria do homúnculo, ou da existência de um homem microscópico em preformação no esperma humano.

Rubem Queiroz Cobra

Página lançada em 1997.

Direitos reservados.
Para citar este texto: Cobra, Rubem Q. – Vultos e episódios da Época Moderna. Site www.cobra.pages.nom.br, Internet, Brasília, 1997.