Nicolaus Steno

Hoje:

Página escrita por Rubem Queiroz Cobra
Site original: www.cobra.pages.nom.br

 Steno, Nicolaus, ou Niels Stensen (1638-1686), naturalista dinamarquês, estudou na Holanda, em Amsterdã interessando-se tanto por biologia, anatomia, como também geologia. Foi por dois anos anatomista real. Estudou as variedades e a origem de minerais, rochas e fósseis, em viagens de observação à Itália em 1667 e 1668.

 Steno converteu-se ao catolicismo em 1667. Fez voto de pobreza e deu todos os seus bens para os pobres, vivendo frugalmente. No verão de 1668 ele escreveu seu tratado mais famoso, o Prodromus, o qual continha tantas constatações novas que representava uma revisão da Geologia da época. Foi ordenado padre em 1675. São seus alguns princípios básicos, como a lei de superposição, estabelecendo que em uma rocha sedimentar as camadas superiores são mais novas, e a lei da horizontalidade original, dizendo que, apesar de que estratos podem estar fortemente inclinados, eles no entanto foram depositados horizontalmente. Faleceu em 1686.

Rubem Queiroz Cobra

Página lançada em 1997.

Direitos reservados.
Para citar este texto: Cobra, Rubem Q. – Vultos e episódios da Época Moderna. Site www.cobra.pages.nom.br, Internet, Brasília, 1997.