Paulo V

Hoje: 12-09-2024

Página escrita por Rubem Queiroz Cobra
Site original: www.cobra.pages.nom.br

Paulo V (1605-1621) nascido Camillo Borghese em Roma em 1552, faleceu em Roma em 1621. Foi nomeado cardeal pelo papa Clemente VIII em 1596, Vigário de Roma em 1603, e eleito papa em 1605, como sucessor do papa Leão XI. Seu primeiro ato foi excomungar o recalcitrante ministro de Nápoles por violar o privilegio de foro, isto é, o direito dos clérigos de serem julgados em casos criminais não pela corte civil mas por corte eclesiástica.

Em 1606 estourou um conflito entre Paulo e Veneza, a respeito da jurisdição papal e sua imunidade eclesiástica dentro da república onde o célebre teólogo Paolo Sarpi encorajava resistência à censura papal. O interdito papal aumentou a resistência liderada por Sarpi, mas por intervenção dos franceses chegou-se a um acordo. O papa levantou o interdito e excomungou Sarpi.

Em 1606 proibiu os católicos da Inglaterra de fazer juramento de obediência imposto pelo Rei James I. Esforçou-se por manter a paz entre os Habsburgos e a França. Pensou em outra cruzada contra os turcos, mas sem sucesso. Temia uma brecha no tratado de paz de Augsburg, de coexistência dos católicos e protestantes na Alemanha. Assim, quando começou a guerra dos trinta anos, não deu apoio às forças católicas.

Paulo V aprovou a congregação do oratório, de São Filipe Neri (1613) uma congregação de padres seculares. Canonizou São Carlos Borromeu e Frances de Roma, e beatificou Santo Inácio de Loyola e São Francisco Xavier. Fundou o Arquivo do Vaticano para preservar os documentos papais. Despendeu muito com a família, favorecendo principalmente seu sobrinho Marcantonio Borghese. Gastou com os artistas e com a construção de edifícios, inclusive da capela da Basílica de Santa Maria Maior, onde foi sepultado.

Rubem Queiroz Cobra

Página lançada em 00-00-1997.

Para citar este texto: Cobra, Rubem Queiroz – NOTAS: Vultos e episódios da Época Moderna. Site www.cobra.pages.nom.br, Internet, Brasília, 1997.