Blaise Pascal

Hoje: 26-10-2021

Página escrita por Rubem Queiroz Cobra
Site original: www.cobra.pages.nom.br

Pascal, Blaise. Nasceu em 19 junho 1623 em Clermont (agora Clermont-Ferrand), Auvergne, na França. Faleceu em 19 agosto 1662 em Paris. Com pouco mais de 12 anos descobriu que a soma dos ângulos de um triângulo são 2 ângulos retos. Na idade de 14 começou a assistir as reuniões de cientistas e filósofos promovidas pelo matemático e filósofo padre Mersenne, juntamente com Fermat, Gassendi, e outros.

Pascal trabalhou as seções cônicas e produziu importantes teoremas na geometria projetiva. Na correspondência com Fermat ele lançou os fundamentos da teoria da probabilidade. Foi o inventor da primeira digital calculadora. Seu trabalho mais famoso na filosofia é Pensées, uma coleção de pensamentos pessoais sobre o sofrimento humano e a fé em Deus. Um de seus pensamentos é que “Se Deus não existir, alguém não perderá nada acreditando nele; enquanto se Ele de fato existir, alguém perderá tudo por não acreditar”.

Rubem Queiroz Cobra

Página lançada em 00-00-1997.

Direitos reservados.
Para citar este texto: Cobra, Rubem Queiroz – FILOSOFIA MODERNA: Resumos Biográficos. Site www.cobra.pages.nom.br, INTERNET, Brasília, 1997.