Heinrich Oldenburg

Hoje:

Página escrita por Rubem Queiroz Cobra
Site original: www.cobra.pages.nom.br

Oldenburg, Heinrich (Enrique), – teólogo e acadêmico anglo-alemão nascido em Bremen em 1620, chegou como agente diplomático de sua cidade natal à Inglaterra, onde foi tutor de jovens da nobreza britânica. Amigo do grande químico Roberto Boyle. Seu espírito metódico foi valorizado por Boyle como indispensável para a coordenação das investigações científicas e foi por este indicado secretário da Royal Society (Academia Real das Ciências) recém fundada.

Oldenburg, que em toda parte fazia contatos e cópias de ideias científicas, visitou Spinoza em Rijnsburg, em 1661, e obteve de Spinoza dados importantes sobre seu pensamento e o confronto destes com as posições filosóficas de Descartes e Bacon. Spinoza, depois de perceber seus propósitos meramente sistemáticos desinteressou-se dele, limitando-se depois a informa-lo sobre assuntos de física e química, e aconselhando-o, quanto aos problemas filosóficos, a aguardar a publicação de seus trabalhos. No entanto Oldenburg registrou a gentileza e simpatia de Spinoza, capazes de atraírem “todos os homens de caráter nobre e boa educação”.

Rubem Queiroz Cobra

Página lançada em 00-00-1997.

Para citar este texto: Cobra, Rubem Queiroz – NOTAS: Vultos e episódios da Época Moderna. Site www.cobra.pages.nom.br, Internet, Brasília, 1997.