Claude Mydorge

Hoje:

Página escrita por Rubem Queiroz Cobra
Site original: www.cobra.pages.nom.br

Mydorge, Claude. Nasceu em 1585 em Paris, França, onde faleceu em Julho de 1647. Mydorge foi educado como advogado mas realmente pouco necessitava trabalhar, por pertencer a uma família rica. Podia devotar a maioria de sua vida à pesquisa em matemática geometria e física. Publicou livros sobre o sistema ótico, seções cônicas, De sectionibus conicis, e recreações matemáticas Examen du livre des récréations mathématiques publicado em 1630.

Mydorge deixou um manuscrito não publicado sobre 1000 problemas geométricos e suas soluções. Seu interesse nos sistemas óticos ajustava-se ao seu interesse em fazer observações astronômicas. Foi um amigo próximo de Descartes e fazia um grande número instrumentos óticos para ele; os dois compartilharam um grande interesse em explicar a visão e os instrumentos e as lentes deviam ajudá-los a desenvolver suas teorias. Um dos resultados famosos de Mydorge foi uma medida extremamente exata da latitude de Paris.

Rubem Queiroz Cobra

Página lançada em 00-00-1997.

Para citar este texto: Cobra, Rubem Queiroz – NOTAS: Vultos e episódios da Época Moderna. Site www.cobra.pages.nom.br, Internet, Brasília, 1997.