Henrique Luís Habert de Montmor

Hoje: 28-07-2021

Página escrita por Rubem Queiroz Cobra
Site original: www.cobra.pages.nom.br

Montmor, Henrique Luís Habert de. Nasceu c. 1600 em Paris, onde faleceu a 21 de Janeiro de 1679, aos 79 anos. Pertencia a uma família rica e influente em Paris. A importância de Montmor na história da ciência deve-se a sua patronagem de cientistas e filósofos. Ele foi o fundador e patrono da “Académie Montmor”. Escreveu um poema latino, De rerum naturae, e ficou conhecido como divulgador do Cartesianismo. Foi eleito para a Académie Française em 1634. Nos 40’s ofereceu a Descartes o de sua casa de campo, mas Descartes declinou. Em 1653 Gassendi mudou-se para sua casa em Paris. Os amigos que antes se reuniam na residência de Mersenne passaram a se encontrar semanalmente na casa que Montmor havia cedido a Gassendi. A casa serviu também de laboratório para algumas experiências científicas. Logo o local na atual Rue du Temple passou a ser chamado Academia Montmor. Ele forneceu máquinas e instrumentos, mas não tinha como montar um observatório astronômico ou um amplo laboratório.

Montmor fez um apelo ao Rei para a criação de uma instituição que pudesse oferecer condições mais aprimoradas de pesquisa. Por isso a Academia Montmor é considerada a precursora da Academia Real de Ciências. Ele também incentivou Gassendi a escrever a vida de Tycho Brahe, que Gassendi lhe dedicou. Gassendi o nomeou seu executor de seu testamento e deixou a Montmor todos os seus livros, manuscritos e o telescópio que Galileu lhe havia dado. Montmor cuidou dos funerais de Gassendi, coletou seus escritos e prefaciou a edição em latim dos seis volume da sua obra, publicada em Lyon em 1658.

Rubem Queiroz Cobra

Página lançada em 00-00-1997.

Direitos reservados.
Para citar este texto: Cobra, Rubem Q. – NOTAS: Vultos e episódios da Época Moderna. Site www.cobra.pages.nom.br, Internet, Brasília, 1997.