James Gregory

Hoje:

Página escrita por Rubem Queiroz Cobra
Site original: www.cobra.pages.nom.br

Gregory, James, matemático escocês, James Gregory (1638 – 1675) foi professor em St. Andrews e Edinburgh. Em 1660 publicou Optica Promota, na qual descreve o telescópio de reflexão que tem seu nome. Em 1667 publicou Vera Circuli et Hyperbolae Quadratura, no qual demonstrou como as áreas do círculo e a hipérbole poderiam ser obtidas na forma de séries convergentes infinitas e a distinção séries convergentes e divergentes.

Este trabalho contem uma proposta geométrica notável, de que a relação da área de qualquer setor arbitrário do círculo para a área de um polígono regular circunscrito ou inscrito não é exprimível por um número finito de termos. Então ele deduziu que a quadratura do círculo era impossível; o que não é considerado conclusivo, porque é concebível que algum setor particular do círculo pode ser quadrado, e este setor particular poderia ser o círculo total.

Esse livro contém também o primeiro enunciado das expansões em séries de seno x, cos x ou arco seno x, ou arco cos x. Ele foi reimpresso em 1668 com um apêndice, Geometriae Pars, no qual Gregory explicava como os volumes dos sólidos de revolução poderiam ser determinados.

Rubem Queiroz Cobra

Página lançada em 00-00-1997.

Para citar este texto: Cobra, Rubem Queiroz – NOTAS: Vultos e episódios da Época Moderna. Site www.cobra.pages.nom.br, Internet, Brasília, 1997.