Cartuxos

Hoje: 13-10-2024

Página escrita por Rubem Queiroz Cobra
Site original: www.cobra.pages.nom.br

Cartuxos, uma ordem de monges fundada por St. Bruno de Colônia em 1084 no vale de Chartreuse, norte de Grenoble, França. Os Cartuxos, que tiveram um papel importante no movimento de reforma monástica dos séculos XI e XII, usam hábitos brancos, combinam a vida solitária dos eremitas com uma vida em comum dentro das paredes de um monastério.

Os monges vivem em celas individuais, onde rezam, estudam, comem, e dormem, encontrando-se na igreja somente para as orações da noite, a missa da manhã, e as preces das vésperas, à tarde. Fazem refeição juntos no domingo e nas grandes festas, quando têm também tempo conversação; e uma vez por semana fazem juntos uma caminhada longa. Os monges usam cilício (camisa de lã áspera colada à pele para autoflagelação) e praticam a abstinência total da carne, e, nas sextas-feiras e em outros dias de jejum, se alimentam somente de pão e água.

A vida dos irmãos leigos também é estritamente disciplinada mas vivida na comunidade. Na Grande Chartreuse, como a casa mãe é conhecida, os irmãos leigos destilam o licor que leva o nome da casa mãe, e cujo lucro é distribuído nas vizinhanças, para fins religiosos e caritativos. A freiras Cartuxas, com alguns monastérios na França e na Itália, são também estritamente enclausuradas e contemplativas.

Os cartuxos se espalharam lentamente, mas, por volta de 1521, a ordem contava com 195 casas distribuídas por todos os países católicos da Europa. Vocações para o isolamento cartuxo são raras; é uma forma de vida religiosa comunal que nunca necessitou e nunca experimentou reforma.

Foi o rei Henrique II, que assumiu o trono em 1154 e reorganizou a justiça no reino, e regulamentou o relacionamento com o poder da igreja através de leis conhecidas como a Constituição de Clarendon (1164) que originalmente chamou os cartuxos para a Inglaterra. As novas leis haviam motivado sério conflito entre o rei e seu chanceler o Cardel Thomas Becket através de guerras e, ele o teria feito como um reparo ao infeliz incidente do assassinato do chanceler Thomas Becket em 1170 por cavaleiros de sua corte, motivado por conflitos decorrentes da implantação daquela Constituição.

A basílica de St. Thomas Becket, em Canterbury, tornou-se um local de peregrinação popular, depois proibida por Henry VIII. A Cartuxa de Londres, perto de Aldersgate foi fechada em 1535, na época da separação da Igreja Anglicana, e a propriedade mudou de mãos diversas vezes até que, em 1671, o proprietário doou o local para um hospital e legou recursos para o hospital (Santa Casa), uma capela e uma escola.

Rubem Queiroz Cobra

Página lançada em 00-00-1997.

Para citar este texto: Cobra, Rubem Queiroz – NOTAS: Vultos e episódios da Época Moderna. Site www.cobra.pages.nom.br, Internet, Brasília, 1997.