Karl Marx

Hoje: 01-08-2021

Página escrita por Rubem Queiroz Cobra
Site original: www.cobra.pages.nom.br

Karl Heinrich Marx (1818-1883), sociólogo e economista alemão, o qual, juntamente com Engels, publicou, em 1848, o Manifest der kommunistischen Partei (“Manifesto do Partido Comunista”) em que afirmava a vitória mundial das classes economicamente menos favorecidas dos trabalhadores. Ele foi também o lider da Associação Internacional dos Trabalhadores, conhecida abreviadamente por “Primeira Internacional”. Expulso da Alemanha e da França no ano seguinte ao manifesto, Marx passou a viver com a família na Inglaterra, grandemente às expensas de seu dedicado amigo e seu parceiro intelectual, o industrial Friedrich Engels, e faleceu em Londres.

Cultuado mundialmente nos meios acadêmicos e políticos de esquerda por largo período dos séculos XIX e XX, Marx foi o criador de um sistema sócio-econômico implantado por seus seguidores em vários países no Leste europeu e na Ásia, às custas de revoluções sangrentas. No entanto, seu sistema mostrou rapidamente ser falho e ineficaz, e levou à bancarrota todos países que o adotaram, excetuada a China, onde suas teses foram esquecidas e o governo marxista foi substituído por uma ditadura de diretriz econômica diversa, que trouxe prosperidade econômica ao país. Indiretamente, a tese sócio-econômica marxista provocou ainda inúmeros outros desastres, como o surgimento de ditaduras onde a população reagiu à sua implantação, entre elas a de Adolf Hitler na Alemanha e a de Mussoline na Itália, além de ondas de perseguição a seus adeptos, a exemplo do Macartismo nos Estados Unidos. Desses efeitos secundários o mais extenso foi a chamada Guerra Fria, uma projeção militar do antagonismo do Ocidente contra os países de economia marxista da órbita da Rússia os quais, antes da derrocada econômica que sofreram, constituíam com aquele país a chamada União Soviética. Uma forma bastante atenuada de marxismo foi testada democraticamente na Inglaterra, mas o seu fracasso levou à sua pronta revogação.

A obra mais importante de Marx foi o Das Kapital, uma análise do sistema econômico capitalista.

Rubem Queiroz Cobra

Página lançada em 20-04-2003.

Direitos reservados.
Para citar este texto: Cobra, Rubem Q. – NOTAS: Vultos e episódios da Época Contemporânea. Site www.cobra.pages.nom.br, Internet, Brasília, 2003.