Jürgen Habermas

Hoje: 01-08-2021

Página escrita por Rubem Queiroz Cobra
Site original: www.cobra.pages.nom.br

Filósofo alemão contemporâneo, Jürgen Habermas nasceu em Düsseldorf em 1929. Fez seus estudos universitários em Göttingen, Zürich, e Bonn, seguidos por uma cadeira de assistente de Teodoro Adorno, no Instituto de Pesquisas Sociais em Frankfurt até 1959. Depois ensinou filosofia e sociologia em várias universidades alemãs até aposentar-se em 1994.

Para Habermas o papel da filosofia é apenas o de emprestar coerência ao relato dos resultados da ciência no que diz respeito à História e aos dilemas e perspectivas da atualidade. Ocupado principalmente com a Ciência Política, ele analisa, em sua obra Strukturwadel der Öffentlichkeit (1962) (“A Transformação estrutural da Esfera Pública”), a legitimidade da autoridade política, cujo fundamento deve ser a discussão racional e o consenso.

Sua contribuição mais recente nesta área foi “Entre os Fatos e as Normas” (1996), onde apresenta fundamentos da lei e dos direitos fundamentais, e faz uma vigorosa abordagem do papel da lei e do estado constitucional, e uma descrição do contexto social requerido para a democracia.

Rubem Queiroz Cobra

Página lançada em 00-00-2001.

Direitos reservados.
Para citar este texto: Cobra, Rubem Queiroz – Filosofia Contemporânea: Resumos Biográficos. Site www.cobra.pages.nom.br, INTERNET, Brasília, 2001.