O Essencial de Pinillos

Hoje: 20-09-2021

Página escrita por Rubem Queiroz Cobra
Site original: www.cobra.pages.nom.br

José Luis Pinillos (1919 -), psicólogo espanhol que deu grande contribuição para o desenvolvimento da psicologia social, dinâmica de grupos e modificação de comportamento.

Nascido em Algorta, Bilbao, Pinillos estudou filosofia na Universidade Complutense de Madrid e ampliou seus estudos na Inglaterra e na Alemanha. Professor de Psicologia na Universidade de Valencia (1962-1967) e de Madrid, membro da Real Academia de Ciências Morais e Políticas (1983) e Real Academia Espanhola (1988).

Em 1986 recebeu o Prêmio Príncipe das Astúrias de Ciências Sociais.

Seu trabalho concebe a psicologia científica como uma ciência que usa o método indutivo, com rigor, mas sem deixar de recolher a complexidade do comportamento. Sob essa perspectiva tem feito contribuições científicas para a psicologia social, dinâmicas de grupo, a modificação do comportamento, a epistemologia da subjetividade e outros. Analisa as atitudes sociais, os estereótipos nacionais e atitudes dos jovens na época franquista de combate ao comunismo.

Pinillos Defende os “emergentismo” da consciência como realidade substantiva que não poder ser reduzida a nenhuma outra. Entre suas obras se destacam: A mente humana (1965); obra-prima da comunicação; Princípios de Psicología (1975) e Além de Freud (1976).

Rubem Queiroz Cobra

Página lançada em 31-01-2011.

Direitos reservados.
Para citar este texto: Cobra, Rubem Q. – O essencial de Pinillos. Site www.cobra.pages.nom.br, Internet, Brasília, 2011.