O Essencial de Moreno

Hoje:

Página escrita por Rubem Queiroz Cobra
Site original: www.cobra.pages.nom.br

Jacob Levy Moreno (1892-1974), psicosociólogo americano de origem Romena, criador da sociometria e do psicodrama.

Nascido em Bucareste, ele estudou medicina em Viena. Durante a Primeira Guerra Mundial teve a seu cargo um acampamento para pessoas deslocadas, e lá se interessou pelo o comportamento de grupo e começou a estudar seus conflitos. Depois de muitas observações, concluiu que as pessoas encontram o equilíbrio psíquico, quando se organizam da forma desejada, não imposta.

Moreno colocou em prática o “teste sociométrico”, teste que fornece informações sobre o status do indivíduo dentro do grupo e as relações de simpatia e antipatia que surgem entre os seus membros.

No teste, que é representado graficamente, as pessoas escolhem umas às outras em ordem de preferência para a realização de uma atividade determinada.

Moreno criou em Viena o Das Stegreiftheater (teatro de improviso) que posteriormente aplicou no Psicodrama, na terapia que usa o jogo dramático para que os indivíduos exteriorizem seus complexos e conflitos pessoais internos.

Assim, o indivíduo se compreende, se reconhece e pode se transformar. Moreno emigrou para a América em 1925. Lá desenvolveu essa terapia, e investigou as diferentes interações sociais nos grupos.

Suas obras principais são: Quem vai sobreviver (1934), que define os princípios da sociometria; Psicodrama (1947-1959) e Psicoterapia de Grupo e Psicodrama (1965). Ele morreu em Nova York.

Rubem Queiroz Cobra

Página lançada em 31-01-2011.

Direitos reservados.
Para citar este texto: Cobra, Rubem Q. – O essencial de Moreno. Site www.cobra.pages.nom.br, Internet, Brasília, 2011.