Maria Montessori

Hoje: 20-09-2021

Página escrita por Rubem Queiroz Cobra
Site original: www.cobra.pages.nom.br

 

 Médica, pedagoga e feminista, Maria Montessori contribuiu para a Filosofia da Educação com um novo conceito sobre os predicados da criança na relação pedagógica com seu educador, predicados que exigiam uma reforma nos métodos pedagógicos de seu tempo.

 Maria Montessori nasceu em Roma, em 1870, e faleceu na Holanda, em 1952. Estudou medicina na Universidade de Roma, e foi a primeira italiana a conquistar o Doutorado nessa matéria. Estudou filosofia e psicologia, e lecionou na Universidade de Roma antropologia ligada à pedagogia. Seu interesse pelos fundamentos da Educação levou-a a traduzir para o italiano a obra de Itard e Seguir sobre o menino selvagem de Aveyron, encontrado em 1797. Nesta época esteve envolvida também com a luta pela emancipação da mulher, defendendo a posição de que esta tinha direito de exercer todas as profissões e acessar todos os cursos de formação.

 Grande admiradora do filósofo Jean-Jacques Rousseau, a base de sua filosofia é o naturalismo pedagógico daquele filósofo, que no entanto Montessori põe em prática na escola, sem a segregação da criança e do jovem como queria o filósofo francês.

 Em 1907 Maria Montessori criou a primeira “Casa dei Bambini” na Vila de San Lorenzo, um bairro de casas construídas para famílias de baixa renda nos arredores de Roma. Na escola da Vila, ela aplicou pela primeira vez o seu método. Com o sucesso obtido, passou a difundir sua filosofia e seu método através de conferências, e suas ideias passaram a ser adotadas em novas e antigas escolas na Itália e em vários outros países.

 PENSAMENTO

 Ao longo de sua vida, Maria Montessori mostrou um interesse real nas leis do desenvolvimento da personalidade e da criança. Desenvolveu seu próprio método logo reconhecido internacionalmente. Seu trabalho não foi apenas o desenvolvimento de um método pedagógico, mas também a ação por um objetivo ambicioso.Era parte de sua filosofia a idéia de regenerar a humanidade por via da educação. Para ela, “a única maneira de levar o mundo a paz é a educação.” Para ela, a relação da criança com o mundo é estabelecida principalmente pelo seu desejo de aprende, pela sua curiosidade pelo que as coisas são. A educação deve consistir em capacitá-la a cultivar seu próprio desejo de aprender.

Rubem Queiroz Cobra

Página lançada em 03-07-2011.

Direitos reservados.
Para citar este texto: Cobra, Rubem Q. – Maria Montessori. Site www.cobra.pages.nom.br, Internet, Brasília, 2011.