O Essencial de Mira y Lopez

Hoje: 20-09-2021

Página escrita por Rubem Queiroz Cobra
Site original: www.cobra.pages.nom.br

Emilio Mira y Lopez (1896-1964) psicólogo e psiquiatra espanhol, ocupou a primeira cadeira de psiquiatria na Universidade Autônoma de Barcelona.

Nascido em Cuba, pouco depois ele se mudou para a cidade de Barcelona. La estudou medicina e realizou uma grande obra antes de ir para o exílio no fim da Guerra Civil.

Emigrou primeiro para a Inglaterra e depois para a América do Sul, para finalmente se fixar no Brasil, onde permaneceu até sua morte. Ele foi a alma da psicotecnia catalã até a guerra civil, e seu exílio forçado fez que se tornasse uma figura central no desenvolvimento da psiquiatria e da psicologia na América do Sul.

Entre as suas contribuições se incluem seus trabalhos experimentais, os primeiros que foram realizados na Espanha. mais sua colaboração técnica para o psicodiagnóstico miocinético (PMK) e para a análise da psicologia da guerra.O PMK é um teste piloto amplamente difundido e que estabelece uma forte conexão entre a vida mental e o corpo. Na fundamentação teórica deste teste aparecem já claramente delineados os elementos para uma teoria dos dois cérebros, o emocional e o simbólico, no homem.

No Brasil, fundou o Instituto de Seleção e Orientação Profissional e a revista Arquivos brasileiros de Psicotécnica em 1945. Suas obras mais importantes são: Manual de Psiquiatria (1935), Psicologia Experimental (1955) e Manual de orientação profissional (1957).

Rubem Queiroz Cobra

Página lançada em 31-01-2011.

Direitos reservados.
Para citar este texto: Cobra, Rubem Q. – O essencial de Mira y Lopez. Site www.cobra.pages.nom.br, Internet, Brasília, 2011.