O Essencial de Gesell

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Página escrita por Rubem Queiroz Cobra
Site original: www.cobra.pages.nom.br

Arnold Lucius Gesell (1880-1961). psicólogo e pediatra americano, cujo trabalho realizado na identificação dos padrões de conduta seguidos em fases sucessivas do desenvolvimento infantil, seria decisivo na psicologia infantil nas décadas de 1940 e 1950.
Nascido em Alma, Wisconsin, educado nas universidades do estado, Clark e Yale, e foi nomeado professor desta última em 1911. No mesmo ano, fundou a Clínica de Desenvolvimento Infantil da Yale Medical School, que também dirigiu.

Ele foi conselheiro do Instituto Gesell de Desenvolvimento Infantil, de 1950 até se aposentar em 1958. Junto com seus assistentes, Gesell, auxiliado por sua equipe de assistentes, observou centenas de crianças em condições cuidadosamente controladas, filmando por horas o seu comportamento, o que lhe permitiu acumular abundante informação descritiva sobre a psicologia infantil.

Gesell formulou a teoria de estágios do desenvolvimento infantil. Segundo Gesell, o estágio de maturidade não é antecipado ou alcançado através da educação intensiva.
Seus escritos incluem Atlas de comportamento infantil (1934); Infância e Crescimento Humano (1928) e Juventude: dos 10 aos 16 anos (1956). Com a educadora americana Frances Ilg escreveu A criança na cultura contemporânea (1943) e A criança dos cinco aos dez anos (1946).

Rubem Queiroz Cobra

Página lançada em 31-01-2011.

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Para citar este texto: Cobra, Rubem Q. – O essencial de Gesell. Site www.cobra.pages.nom.br, Internet, Brasília, 2011.