O Essencial de Fromm

Hoje:

Página escrita por Rubem Queiroz Cobra
Site original: www.cobra.pages.nom.br

 Erich Fromm (1900-1980), psicanalista germano estadunidense, famoso por aplicar a teoria psicanalítica a problemas sociais e culturais. Nascido em Frankfurt am Main, hoje conhecida simplesmente por Frankfurt no Estado alemão do Hesse, foi educado nas universidades de Heidelberg e Munique, e no Instituto Psicanalítico de Berlim. Fromm emigrou para os Estados Unidos em 1934, adotando mais tarde a cidadania americana.

 Para Fromm, um dos líderes e principais expoentes do movimento psicanalítico do século XX, os tipos específicos de personalidade são relacionados a determinados padrões sócio-econômicos. Isso significava romper com as teorias biológicas da personalidade para considerar os seres humanos mais como frutos de sua cultura. Daí a sua abordagem terapêutica orientar-se também nesse sentido, propondo que se procurasse harmonizar as tendências do indivíduo com as da sociedade onde vive.

 Entre suas publicações, destacam-se O medo da liberdade (1941); O homem para si mesmo (Man for Himself – 1947); A Linguagem Esquecida (1951); A sociedade sadia (The Sane Society –1955); A arte de amar (1956); A missão de Sigmund Freud (1956); Além das correntes da ilusão (1962); Ter ou ser? (1976) e A anatomia da destrutividade humana (1973).

Rubem Queiroz Cobra

Página lançada em 31-01-2011.

Direitos reservados.
Para citar este texto: Cobra, Rubem Q. – O essencial de Fromm. Site www.cobra.pages.nom.br, Internet, Brasília, 2011.