O Essencial de Ebbinghaus

Hoje: 20-09-2021

Página escrita por Rubem Queiroz Cobra
Site original: www.cobra.pages.nom.br

 Hermann Ebbinghaus (1850-1909). Psicólogo alemão, pioneiro da psicologia experimental. Nasceu em Barmen (agora parte de Wuppertal), estudou nas universidades de Bonn, Halle, Berlim e Breslau (hoje Wroclaw, Polônia). Realizou importantes experimentos sobre o valor da repetição na memória, utilizando sílabas sem sentido (que, tigela, chave, etc.), mas a sua principal contribuição foi a formulação do chamado ” teste de lacunas”, um teste de inteligência, que mede a memória das crianças, e que consiste em completar frases que têm espaços em branco para serem preenchidos, correspondentes a palavras omitidas propositalmente.

 Ebbinghaus também investigou os processos de percepção, como o princípio da percepção das configurações: se as partes de uma figura estão dispostos de uma forma diferente, então se reconstitue suas configurações originais.

Entre os seus trabalho destacam-se a monografia Sobre a memória (1885), a primeira investigação experimental da aprendizagem e da observação, e o seu famoso Compêndio de Psicologia (1908).

Rubem Queiroz Cobra

Página lançada em 31-01-2011.

Direitos reservados.
Para citar este texto: Cobra, Rubem Q. – O essencial de Ebbinghaus. Site www.cobra.pages.nom.br, Internet, Brasília, 2011.