Colégio dos Lombardos

Hoje: 20-09-2021

Página escrita por Rubem Queiroz Cobra
Site original: www.cobra.pages.nom.br

O Colégio dos Lombardos foi fundado em 1334 no Mont Saint-Hilaire por André Ghini, florentino, bispo de Tournay, depois cardial, para bolsistas italianos pobres, vindos principalmente da Lombardia, norte da Itália. O colégio era então chamado casa dos italianos pobres, oficialmente “Casa dos Italianos Pobres da Caridade da Bem-aventurada Maria(La Maison dês pauvres Italiens de la charité de la bienheureuse Marie). No século XVI lá estiveram Santo Inácio de Loyola e São Francisco Xavier.

Mal conservado o edifício caiu em ruínas, e então dois padres irlandeses conceberam o projeto de o reformar em favor dos padres e estudantes de sua nação. Em 1677, Luís XIV, por cartas patentes de 1677 e 1681, autorizou a reforma do prédio do Colégio dos Lombardos, para que fosse residência para estudantes e padres irlandeses que estavam estudando na Universidade de Paris.

Em 1738, o prédio novamente recebeu melhorias e a capela do colégio foi reformada.

Em 1775, os irlandeses passaram para um novo edifício na rua do Cavalo Verde (rue du Cheval Vert). O colégio dos Lombardos foi fechado na Revolução, em 1793.

Rubem Queiroz Cobra

Página lançada em 06-03-2011.

Direitos reservados.
Para citar este texto: Cobra, Rubem Q. – Colégio dos Lombardos. Site www.cobra.pages.nom.br, INTERNET, Brasília, 2011.