>

Hoje:

O Colégio de Sorbonne

                           CONTACTO              

 

Página escrita por
Rubem Queiroz Cobra
Site original: www.cobra.pages.nom.br

O Colégio de Sorbonne foi fundado no ano 1256, por Robert Sorbonne, ou "de Sorbonne", confessor do rei São Luís, e depois reconstruído pelo Cardeal Richelieu. Continha então pousadas para vários doutores em teologia, que constituiam a chamada Maison & Société de Sorbonne. Eles alternavam suas aulas públicas de ensino de teologia, e suas cadeiras foram fundadas pelo Rei ou por benfeitores ilustres que se dispunham a financiar o ensino de suas respectivas disciplinas, preparatórias para as várias áreas da Teologia. O Diretor do Colégio era sempre um prelado escolhidos pelos doutores da Maison & Société do Colégio de Sorbonne. 

O ingresso no Colégio de Sorbonne era disputado por grande número de estudantes, porque todos aqueles que queriam  ganhar reputação buscavam obter o diploma de bacharelado ou de licenciado da Instituição, para em seguida candidatarem-se ao doutorado na Faculdade de Teologia da Universidade de Paris.

Atualmente, os principais prédios da Universidade, apesar de não serem contíguos, têm por centro o edifício da Faculdade da Sorbonne, originária do mais famoso colégio de Paris. Sua localização atual no Boulevard Saint-Michel, data de 1627, quando Richelieu a reconstruiu o Colégio às suas custas. Sorbonne e Universidade de Paris passaram a ser sinônimos. Porém, os edifícios antigos foram demolidos, com exceção da Igreja erguida por Richelieu e onde está seu túmulo, a qual foi incorporada à construção nova.

 

Rubem Queiroz Cobra

R.Q.Cobra
Doutor em Geologia
e bacharel em Filosofia.
06-03-2011

Direitos reservados.
Para citar este texto: Cobra, Rubem Q. - Colégio da Sorbone. Site www.cobra.pages.nom.br, INTERNET, Brasília, 2011.

Utilize a barra de rolagem desta janela de texto para ver as NOVIDADES DO SITE