Crítica Literária de um Conto

Hoje:

Página escrita por Rubem Queiroz Cobra
Site original: www.cobra.pages.nom.br

Antes de iniciar a leitura, numere os parágrafos.

Leia com atenção todo o conto. Na medida em que ler, anote suas primeiras observações, numerando-as com o número do parágrafo respectivo.

Depois de se familiarizar com o conto – após a leitura e as anotações –, complete sua crítica respondendo aos quesitos abaixo (ignorar os que já criticou ao fazer sua primeira leitura):

Trata-se verdadeiramente de um conto, ou a história pertence a outro gênero literário curto, como crônica, memória, mero episódio ficcional, etc. ?

ANÁLISE

  • Há muitos erros de ortografia e gramática?
  • Que acha do uso da comparação “como” (orações subordinadas verbais comparativas) neste conto? Normal? Excessivo?
  • O uso do “como” é feito com afetação, ou em todos os casos a sua linguagem é simples e a comparação, pela sua clareza, pode ser prontamente entendida e apreciada pelo leitor?
  • O título é intrigante para o leitor e pode levá-lo a escolher este conto por curiosidade?
  • O autor escolheu fazer sua narrativa na “primeira pessoa” ou na “terceira pessoa”? Identifique e veja se a mesma “pessoa” narra toda a história.
  • O conto é convincente, ou parece fruto de imaginação exagerada, e a história parece improvável?
  • Desde o inicio o conto desperta o interesse do leitor?
  • O conto é apenas medianamente interessante?
  • Satisfaz pelo menos em dois ou três aspectos (Personagens, Espaço e tempo, Trama, Conflitos, Tema central)?
  • Em geral ou em alguma cena em particular o ambiente não é descrito de modo a permitir ao leitor se situar nele como um personagem observador?
  • Quais episódios estão pouco claros?
  • O conto tem certo grau de humorismo em alguma de suas cenas? Caso sim, em qual delas?
  • A estruturação deste conto é correta, e permitiu um desenvolvimento racional da história?
  • A dinâmica da narrativa contribui para prender a atenção do leitor ou seu ritmo é monótono e enfadonho?
  • Onde encontrou no texto descrições ou afirmações contraditórias?
  • As referências ao clima estão de acordo com o esperado na região em que o autor situou a história?
  • O clima, a vegetação, as condições das estradas, guardam coerência?
  • Personagens – pessoas ou mesmo animais –, estão bem descritos e agem sempre de modo coerente com a personalidade ou o instinto que lhes são atribuídos pelo autor?
  • Se não está no texto o período em que a história se passa, as coisas descritas são compatíveis com qual época histórica?
  • Quais frases têm palavras repetidas, excluídas as conjunções e as preposições?
  • Que episódio, imagem, frase, metáfora ou parágrafo parece solto ou mal encaixado, é dispensável e poderia ser retirado sem afetar a história?
  • É fraco ou tem força o principal conflito entre os personagens?
  • Algum dos subtemas (descrição de um lugar, da vida, da aparência e dos hábitos de um personagem secundário, por exemplo) é demasiado longo ou desinteressante?
  • O conto é muito longo?
  • Quais trechos deste conto seriam dispensáveis por não terem ligação direta ou indireta com a historia contada?
  • Tem alguns trechos bem conectados com a história, mas que são de pouca relevância para o enredo?
  • As ações convergem de modo consistente para um clímax?
  • O clímax ocorre demasiado longe do início, a ponto do leitor – que espera por ele – desistir da leitura?
  • Qual o trecho em que a narrativa deixa de segurar a atenção do leitor?
  • Que episódio, imagem, frase, metáfora ou parágrafo deveriam ser trabalhados e melhorados?
  • Tem força ou é fraco o principal conflito entre os personagens?
  • Falta ou existe um conflito intimo na mente de um personagem. Esse conflito é claro para o leitor?
  • Identificou na história narrada alguma semelhança com outro texto já publicado do mesmo autor ou de terceiros (intertextualidade)?
  • Que uso do “como” neste conto lhe pareceu uma comparação medíocre ou de todo inadequada?
  • O travessão é devidamente usado nos diálogos com o fim de individualizar as falas dos personagens?
  • O traço (meio-travessão), tem emprego correto?
  • As relações do traço e do travessão com as outras formas de pontuação e com certos sinais gráficos, como as aspas e os parênteses, perturbam o ritmo da narrativa em alguma passagem da história?
  • O conto levanta algumas questões que ficam sem resposta na história?
  • O final é satisfatório como encerramento da história.
  • O final é inconclusivo para o conto, ou para algum dos personagens?
  • É possível extrair desse conto uma lição moral? Qual parece ser?

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ERROS DE ORTOGRAFIA E GRAMÁTICA:
No parágrafo nº ___ :
No parágrafo nº ___ :
etc.
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Rubem Queiroz Cobra

Página lançada em 15-08-2016.

Direitos reservados
Para citar este texto: Cobra, Rubem Q. – Crítica literária de um conto. Site www.cobra.pages.nom.br, Internet, Brasília, 2004.