Sanduíche Multicolorido

Hoje: 26-10-2021

Página escrita por Rubem Queiroz Cobra
Site original: www.cobra.pages.nom.br

Sanduíche multicolorido: É um pão de forma cortado em fatias horizontais separadas por recheios de patê de cores variadas. É, geralmente, apresentado inteiro sobre a bandeja, para os convidados se servirem de fatias cortadas a seu gosto, porém pode ser cortado previamente em fatias com espessura de dois centímetros, como se faz com um bolo, ou em pedaços quadrados pequenos, na proporção de um quarto de uma fatia normal. O sanduíche de varias cores, deixado inteiro ou em quadradinhos, enfeitam muito o bufê.

Receita:

Ingredientes: Um pão de forma, próprio de sanduíche, descascado e cortado no sentido do comprimento em seis fatias (mande cortar na confeitaria); duas maçãs cozidas e amassadas; 200 gramas de presunto passado na máquina e amassado com um pouco de manteiga; molho de maionese (o que baste para passar numa das fatias); patê de tomate (ver receita de Sanduíches de patê de tomate) o bastante para passar numa das fatias; 200 gramas de queijo parmesão ou prato, ralado e amassado com um pouco de manteiga.

Modo de fazer: Umedeça bem um guardanapo grande e com ele forre uma travessa; coloque bem no centro desse guardanapo uma das fatias de pão e passe sobre ela uma camada grossa do purê de maçãs; coloque bem em cima dessa camada de maçãs, outra fatia de pão, ajeitando-a bem para que não fique torta; sobre essa segunda fatia de pão passe uma camada grossa do presunto amassado; arrume em cima outra fatia do pão com o mesmo cuidado; em cima dessa terceira fatia estenda uma camada grossa de molho de maionese; cubra esse molho com a quarta fatia de pão sobre a qual se estende uma camada grossa de patê de tomate; arrume em cima a quinta fatia de pão e sobre esta passe uma camada também grossa do queijo amassado. Finalmente, cubra o queijo com a última fatia de pão. Dobre por cima de todo o pão, assim reconstituído, as pontas do guardanapo, de maneira que ele fique bem coberto e ponha em cima um peso qualquer que tome todo o pão, pois só assim as partes ficarão bem unidas. Este sanduíche deve ser feito de véspera. No dia seguinte, pouco antes de servir, desembrulhe com cuidado o pão e corte-o em pequenos quadrados de mais ou menos três centímetros. Esses quadrados altos e de várias cores dão um bonito aspecto à mesa do lanche. Copiado de Comer Melhor, Dona Stella. Editora Civilização Brasileira S. A., Rio de Janeiro, 1965 (Dona Stella é a mãe do ilustre Frei Beto).

Rubem Queiroz Cobra

Página lançada em 29-01-2005.

Direitos reservados.
Para citar este texto: Cobra, Rubem Q. – Notas complementares de Boas Maneiras e Etiqueta. Site www.cobra.pages.nom.br, Internet, Brasília, 2005.