Housewarmings

Hoje: 28-11-2022

Página escrita por Rubem Queiroz Cobra
Site original: www.cobra.pages.nom.br

Em 1577 “Os fabricantes de sapatos de Londres, tendo construído uma nova sede de sua agremiação, fizeram uma luxuosa festa para seus amigos, a qual denominaram ‘house warming” (A. Vander Bilt., N. Fronteira, 2000, p.326). O termo “housewarming” teve origem no fim da época medieval, em um país onde o clima frio tem predominancia e por isso significa literalmente o ato de aquecer a casa, mas tem também o sentido de trazer o calor humano a uma habitação que deixará de ser apenas uma construção ainda morta para adquirir vida como moradia de seres vivos. Acreditava-se também que essa atmosfera aquecida repelia os maus espíritos.

Se você construiu uma nova casa, e tem muitos parentes e amigos, pode convidá-los para uma festa “housewarming”. Essas festas são em sua maioria coquetéis, embora possam também ser uma refeição formal, como um almoço ou jantar (leia sobre recepções formais em cobra.pages.nom.br). Havendo formalidade, deve ser feito um convite utilizando-se um cartão; não sendo este o caso, o convite é verbal, pessoal ou por telefone. Nas festas formais, os presentes levados pelos convidados são deixados na mesa de entrada com seus nomes; os anfitriões os abrirão depois da festa.

Crianças podem fazer parte de festas diurnas. Não se convidam os vizinhos desse novo endereço, porque o conhecimento e a amizade com os vizinhos obedecerão a critérios que só se formarão mais tarde com a convivência. Não é certo que estejam ansiosos por conhecer os recenchegados à vizinhança.

Por coincidência, um fabricante de sapatos femininos, Gentil Amorim, irmão da minha tia afim, Nair Amorim, tendo construído um pequeno palacete na Capital mineira, deu essa festa na qual pude aprender muita coisa. Realmente, o tipo de festa que serve melhor a esta ocasião é um coquetel com bufê, porque deixa as pessoas livres para conhecerem as partições da casa. A residência foi construída por volta de 1950, na rua Itaúna 428 no bairro Floresta em Belo Horizonte. Ela existe sim, até hoje.

O palacete era mesmo luxuoso. As escadarias e o piso da sala de jantar eram de mármore de Carrara. Cozinha azulejda e com equipamentos modernos, e banheiros com banheira e paredes azulejadas. O proprietário escolheu toda a mobília marcada pelo luxo. Poltronas de veludo brocado e a sala de jantar com móveis coloniais como cristaleira, mesa de pés torneados e cadeiras altas de couro. Nas duas salas pendiam do teto dois grandes lustres de cristal cheios de pingentes de cristal.

A recepção é uma ocasião para o anfitrião mostrar sua casa aos amigos após se mudar para sua nova residência; são festas geralmente informais. Uma festa houseworming pode, no entanto, se tornar muito cansativa se houver excesso de convidados considerado o espaço disponível, se o planejamento referente aos comestíveis for mau calculado (Poderá precisar incluir de última hora salgadinhos sem glútem para o caso de algum convidado avisar ser alérgico a essa substância), ou se a decoração for trabalhosa, ou ainda se o anfitrião deixar que o controle do evento lhe escape das mãos caso algum dos convidados se ponha muito saliente, iniciando alguma atuação que desvirtue a finalidade da festa.

ETIQUETA

Convites poderão ser feitos por e-mail salvando-se apenas o caso de uma festa maior e rigorosamente formal. Em qualquer dos casos, porém deve-se fazer o convite com antecedencia razoável e enviar junto um mapa de acesso porque nem todos possuem o google maps.

Arranjos florais ou plantas emprestarão um pefume suave ao ambiente.

Seus convidados vieram conhecer sua nova casa. Ofereça um menu simples completado com salgadinhos, inclusive, você pode mesmo encomendar salgadinhos em um restaurante local.

Bebidas para adultos incluindo cerveja são sempre demandadas, mas devem ser servidas separadas dos refrigerantes, especialmente se crianças estão presentes.

Os anfitriões precisam de auxiliares que monitorem os pratos mais concorridos do bufet, o mesmo para as bebidas e renove-as quando necesssário. Isto permtirá que se concentrem na incumbência de conduzir tours de convidados e fazerem seus deveres de anfitriões. Podem designar inclusive, uma pessoa para atender o telefone.

Não se coloca lista de presentes em uma loja, nem se envia o endereço dela junto com o convite para uma festa de houseworming. Tradicionalmente os convidadosos trazem um presente como uma garrafa de vinho, uma planta; mas não é obrigatório e os anfitriões não devem ter essa expectativa, ao contrário, eles que manderão montar uma mesa com pacotinhos de doce decorados com bonequinhos, por exemplo, para que o convidado pegue um à saída. Essas lembrancinhas podem ser compradas em uma confeitaria, o que é mais prático. É importante estar seguro de que há assentos suficientes, mesmo que se trate de um coquetel. Música e um perfume de suave fragância estimularão seus convidados a apreciar sua residência.

Se a festa for formal, os anfitriões não poderão se esquecer de nos próximos três dias seguintes, manifestarem seus agradecimentos a todos que atenderam seu convite, e dizendo quanto apreciaram a sua presença.

Não se escolhe temas para a vestimenta dos convidados. O objetivo da festa é apresentar-lhes a nova casa do amigo; é nisto que um convidado deve se concentrar. Não é qualquer festa que pode ser temática; uma festa houseworming é destinada a receber pessoas em sua maioria conservadoras, e estas poderão não aderirem ao tema e se sentirem constrangidas por se apresentarem diferentes da maioria.

Rubem Queiroz Cobra

Página lançada em 14-10-2022.

Direitos reservados.
Para citar este texto: Cobra, Rubem Q. – Housewarmings. Site www.cobra.pages.nom.br, Internet, Brasília, 2022.