Higiene: O Quarto de Dormir

Hoje: 19-04-2024

Página escrita por Rubem Queiroz Cobra
Site original: www.cobra.pages.nom.br

O conforto para um bom descanso noturno não depende só de como o quarto de dormir está equipado, mas principalmente de que seja um ambiente limpo e isento de insetos parasitas.

Um costume que está muito difícil de ser implantado no Brasil é a telagem das janelas dos quartos. Nem a indústria se empenha em produzir materiais adequados e baratos para esse fim, nem o Ministério da Saúde faz campanha por essa importante medida. No entanto, faz uma diferença enorme uma casa  telada. A diferença está em não haver o incomodo das picadas dos mosquitos (muriçocas) durante o sono, além de diminuir os riscos de se contrair malária, dengue, filariose e outras moléstas transmitidas por insetos. Se o hábito fosse implantado, a mais modesta família não teria dificuldade em adquirir um metro quadrado de tela e quatro sarrafos de madeira para telar a janela do seu barraco. Não se trata de evitar doenças como filariose, dengue, malária, e outras transmitidas pelos mosquitos, embora a tela na janela possa diminuir os ricos da picada desses insetos transmissores; trata-se do conforto para dormir.

Além da tela na janela, o quarto precisa ser mantido limpo. Não havendo tempo pela manhã para arrumar a cama, é melhor que os lençóis, cobertas e cobertores sejam apenas dobrados e deixados sobre a cama para serem postos mais tarde, num horário em que seu ocupante possa fazer a arrumação com calma, examinado o colchão e também a grade do estrado da cama à procura de insetos. Ainda hoje não é tão raro uma pessoa trazer do transporte coletivo e dos cinemas percevejos e pulgas. Arrumar a cama com cuidado, colocando inseticida se necessário, é fundamental para a higiene do quarto.

Ao varrer o quarto é preciso evitar levantar poeira. Para isso varre-se levemente as partículas maiores que estejam no assoalho diariamente e algumas vezes por semana, conforme a necessidade, passa-se pano úmido no chão e flanela úmida nos móveis. Nas frestas do chão e dos móveis abrigam-se os ácaros, as pulgas, as miúdas mariposas que se transformam em traças, e as aranhas que se alimentam destas. Borrifar inseticida caseiro se notar que os cuidados acima não foram suficientes.

Rubem Queiroz Cobra

Página lançada em 04-02-2011.

Direitos reservados.
Para citar este texto: Cobra, Rubem Q. – Higiene: o quarto de dormir. Site www.cobra.pages.nom.br, INTERNET, Brasília, 2011.