NOVIDADES DO SITE

Empirirsmo

Resumo

 

Página escrita por
Rubem Queiroz Cobra.
Site original: www.cobra.pages.nom.br

Empirismo diz respeito ao conhecimento, e corresponde à afirmação de que todo conhecimento tem origem na experiência, ou são verdadeiros apenas se podem ser comprovados experimentalmente. Essa qualidade de conhecimento, o conhecimento empírico é, por essa razão, dito conhecimento a posteriori, que quer dizer apenas isto, um conhecimento que é fruto da experiência ou que é verdadeiro porque foi provado pela experiência. Vem depois, a posteriori, da experiência. O "conhecer" vem depois do "sentir".

É bem fácil de entender isto pois uma coisa dada torna-se, de fato, uma coisa conhecida, um conhecimento. Mas há uma dificuldade que é saber se realmente todo conhecimento verdadeiro precisa ser a posteriori. Afinal, não existirão conhecimentos independentes da experiência?

Quando Einstein calculou que a luz sofreria uma curvatura devido à atração dos corpos celestes, este fenômeno nunca fora observado antes. Mas era uma verdade. Sua veracidade foi comprovada durante um eclipse total do sol, observado por astrônomos americanos no Brasil. Tornou-se um conhecimento a posteriori, mas era também uma verdade a priori, uma verdade de razão, uma verdade matemática em que Einstein e seus discípulos acreditavam a priori, ou seja, antes da experiência..

Porque existem essas duas concepções sobre o conhecimento e a verdade, formaram-se duas correntes, a dos empiristas e a dos racionalistas. Os argumentos em favor de uma e outra corrente são complexos, e a história do debate em torno da possibilidade do conhecimento a priori é longa. Teríamos que examinar o pensamento de Locke, Hume, e de outros empiristas por um lado, e o pensamento de Leibniz e Kant, por outro. Este último – o filósofo alemão Immanuel Kant –, propôs uma brilhante conciliação entre as duas posições, empirista e racionalista. Os pensamentos desses filósofos podem ser lidos nas minhas páginas respectivas a cada um deles.  

Rubem Queiroz Cobra

R.Q.Cobra
Doutor em Geologia
e bacharel em Filosofia.
24-02-2011

Direitos reservados.
Para citar este texto: Cobra, Rubem Q. - Empirirsmo. Site www.cobra.pages.nom.br, INTERNET, Brasília, 2011.

Utilize a barra de rolagem desta janela de texto para ver as NOVIDADES DO SITE
Obrigado por visitar COBRA PAGES