COBRA PAGES
e seus
objetivos
--
Quem somos

reg.

COBRA PAGES: páginas em Educação e Cultura
Filosofia Moderna -  Filosofia Contemporânea - Temas de Filosofia - Psicologia e Educação
Boas Maneiras e Etiqueta -
Contos - Restauro - Genealogia - Geologia - Livros - CONTACTO

 

PMF-perguntas
mais freqüentes

ÍNDICE & BUSCA

 


Vultos e episódios da Época Moderna

Para retornar
à página de
COBRA PAGES
em que estava,
use a seta de
volta do seu
navegador

Wilkins, John, (1614-1672), lord cientista e bispo de Chester, um dos fundadores da Royal Society. Publicou, entre outras, em 1638, a obra The Discovery of a World in the Moone. Segundo Wilkins o homem poderia voar dentro de uma de quatro condições: (1) com o espírito dos anjos; (2) com a ajuda de pássaros; (3) com asas amarradas ao seu corpo e (4) em uma carruagem voadora. Ele colocou acreditou mais na descoberta de um mecanismo que, guardadas cuidadosamente as devidas proporções, imitasse o bater das asas das aves.

Em 1670 Wilkins propôs três possibilidades para o moto contínuo: Por efeito químico (possivelmente por conhecer o hoje chamado "movimento Browniano" de partículas; por efeito magnético, ou por efeito da gravidade. Desenhou uma máquina que utilizaria combinadamente a força de gravidade e a força magnética, ao que parece sem chegar a testá-la. Ele também tentou um tipo de turbina que era uma hélice colocada dentro de uma chaminé, movida pelo ar quente ascendente. O movimento do eixo poderia ser utilizado para diferentes tarefas. Essa turbina rudimentar foi descrita em seu livro Mathematical Magic, publicado em 1648.

R.Q.Cobra
Doutor em Geologia
e bacharel em Filosofia.
1997

Para citar este texto: Cobra, Rubem Queiroz - NOTAS: Vultos e episódios da Época Moderna. Site www.cobra.pages.nom.br, INTERNET, Brasília, 1997 ("www.geocities.com/cobra_pages" é "Mirror Site" de www.cobra.pages.nom.br).