COBRA PAGES
e seus
objetivos
--
Quem somos

reg.

COBRA PAGES: páginas em Educação e Cultura
Filosofia Moderna -  Filosofia Contemporânea - Temas de Filosofia - Psicologia e Educação
Boas Maneiras e Etiqueta -
Contos - Restauro - Genealogia - Geologia - Livros - CONTACTO

 

PMF-perguntas
mais freqüentes

ÍNDICE & BUSCA

 


Vultos e episódios da Época Moderna

Para retornar
à página de
COBRA PAGES
em que estava,
use a seta de
volta do seu
navegador

Wallis, John, nascido em 1616 e falecido em 1703, matemático que introduziu melhoramentos na notação matemática e contribuiu substancialmente para a origem do cálculo, e foi o matemático inglês mais influente antes de Newton. Estudou em Cambridge e foi ordenado padre em 1640, casando-se em 1645, quando se mudou para Londres. Em 1649 tornou-se professor de geometria em Oxford. O conhecimento dos trabalhos dos italianos, o matemático Bonaventura Cavalieri e o físico Evangelista Torricelli, sobre quadratura do círculo despertaram seu interesse por esse problema secular da matemática (encontrar um quadrado cuja área corresponda à de um círculo), e publicou resultados de sua investigação no seu Arithmetica Infinitorum, em 1655, um trabalho que lhe trouxe fama e que Isaac Newton reconheceu ter influído na sua própria formação, quando estudante em Cambridge.

Contemporâneo de Locke e igualmente empenhado na fundação da Royal Society, Wallis participava das reuniões do grupo de filósofos e cientistas que depois se tornaram os membros fundadores daquela sociedade, um projeto que se realizou por decreto de Carlos II em 1662. Inventou o símbolo 8 para infinito. No seu Tractatus de Sectionibus Conicis (1659) descreveu as curvas obtidas nas seções planas de um cone como propriedades de coordenadas algébricas. Em seu Mechanica, sive Tractatus de Motu (1669-71) refutou muitos erros relativos ao movimento que haviam persistido desde os tempos de Arquimedes e fixou com rigor o uso de termos como "força" e "momento", e afirmou que a gravidade da terra podia ser considerada como localizada no seu centro.

Aplicando técnicas algébricas em lugar da geometria tradicional, Wallis contribuiu substancialmente para a solução de problemas envolvendo infinitesimais, ou seja, aquelas quantidades que são incalculavelmente pequenas; por essa via a matemática, eventualmente através do calculo diferencial e integral, tornou-se a mais poderosa ferramenta de pesquisa em astronomia e física teórica. Sua vida foi marcada por muitas controvérsias em que atacou duramente ou foi atacado por cientistas de renome, inclusive o filósofo Thomas Hobbes, que menosprezou seu Arithmetica Infinitorum, o matemático holandês Christian Huygens que ele ridicularizou com respeito à possível existência de um satélite de Saturno, e a Descartes, contra o qual foi particularmente severo, acusando-o de plagiar Thomas Harriot.

Em seu livro Treatise on Algebra (1685) Wallis apresenta um importante estudo de equações e antecipou o conceito de números complexos.

R.Q.Cobra
Doutor em Geologia
e bacharel em Filosofia.

1997

 

Para citar este texto: Cobra, Rubem Queiroz - NOTAS: Vultos e episódios da Época Moderna. Site www.cobra.pages.nom.br, INTERNET, Brasília, 1997 ("www.geocities.com/cobra_pages" é "Mirror Site" de www.cobra.pages.nom.br).