COBRA PAGES
e seus
objetivos
--
Quem somos

reg.

COBRA PAGES: páginas em Educação e Cultura
Filosofia Moderna -  Filosofia Contemporânea - Temas de Filosofia - Psicologia e Educação
Boas Maneiras e Etiqueta -
Contos - Restauro - Genealogia - Geologia - Livros - CONTACTO

 

PMF-perguntas
mais freqüentes

ÍNDICE & BUSCA

 


Vultos e episódios da Época Moderna

Para retornar
à página de
COBRA PAGES
em que estava,
use a seta de
volta do seu
navegador

Urbano VIII (1623-1644). Maffeo Barberini, nasceu em Florença em abril, 1568 e faleceu em Roma, a 29 julho de 1644. Foi educado no Colégio Romano dos jesuítas, em Roma. Em 1589 graduou-se em Pisa doutor em leis. Clemente VIII o enviou à França em 1601, para apresentar suas felicitações ao rei Henrique IV pelo nascimento do delfim, futuro rei Luís XIII.

Em 1604 Barberini foi sagrado Arcebispo de Nazareth e enviado como núncio a Paris, onde se tornou muito influente junto à corte de Henrique IV. Em reconhecimento de seus serviços na França, Paulo V o fez cardeal, em setembro de 1606. Em 6 agosto de 1623 foi eleito papa e adotou o nome de Urbano VIII. Um livro reunindo os poemas escritos por ele antes de ser papa, foi publicado durante seu pontificado sob o título: de Maphei Cardinalis Barberini poemata (Roma, 1637).

Urnano VIII tentou restaurar o catolicismo na Inglaterra enviando, em 1624, Richard Smith como vigário apostólico a aquele país. Porém, em conseqüência do autoritarismo excessivo de Smith, o governo inglês tomou novas medidas hostis aos católicos, e em 1631 Smith foi obrigado fugir.

O pontificado de Urbano VIII estendeu-se sobre um dos períodos mais críticos na historia da igreja católica, o da Guerra dos Trinta Anos. Como pai comum da cristandade ele recusou juntar-se à aliança da França com Veneza e a Sabóia contra a Espanha em 1624. Recusou também participar da liga entre a França, Veneza e a Sabóia no começo da guerra da sucessão de Mântua em 1629. Naquele ano escreveu ao núncio francês: "É impossível para mim prejudicar a fraternidade comum, e em conseqüência não ter mais condições de curar e pacificar, que é a missão do vigário de Cristo". Suprimiu, em 1631, por insubordinação, as "jesuitesses", ordem feminina de jesuítas fundada pela inglesa Mary em 1609. Em uma bula de 1639, proibiu rigorosamente a escravidão dos índios do Paraguai, do Brasil, e das Índias ocidentais. Em 6 março, 1642, emitiu a bula In eminenti, condenando a obra Augustinus de Cornelius Otto Jansen, ou Jansenius. Sob Urbano VIII ocorreu o segundo julgamento e a condenação de Galileu pela inquisição romana.

R.Q.Cobra
Doutor em Geologia
e bacharel em Filosofia.
1997

Para citar este texto: Cobra, Rubem Queiroz - NOTAS: Vultos e episódios da Época Moderna. Site www.cobra.pages.nom.br, INTERNET, Brasília, 1997 ("www.geocities.com/cobra_pages" é "Mirror Site" de www.cobra.pages.nom.br)