COBRA PAGES
e seus
objetivos
--
Quem somos

reg.

COBRA PAGES: páginas em Educação e Cultura
Filosofia Moderna -  Filosofia Contemporânea - Temas de Filosofia - Psicologia e Educação
Boas Maneiras e Etiqueta -
Contos - Restauro - Genealogia - Geologia - Livros - CONTACTO

 

PMF-perguntas
mais freqüentes

ÍNDICE & BUSCA

 


Vultos e episódios da Época Moderna

Para retornar
à página de
COBRA PAGES
em que estava,
use a seta de
volta do seu
navegador

Schooten, Frans van. Nascido em 1615, em Leyden, Países Baixos, faleceu na mesma cidade a 29 de maio de 1660.

Frans van Schooten registrou-se na universidade de Leyden em 1631, onde estudou matemática. Não deve ser confundido com seu pai, Frans van Schooten, o Velho, que era professor na escola da engenharia da mesma universidade.

Em 1637 Descartes visitando Leyden encontrou-se com Van Schooten. Isto foi importante para Van Schooten, porque Descartes lhe forneceu os contatos para que participasse do círculo de Mersenne em Paris. Algum tempo depois ele foi ao exterior, viajando primeiramente a Paris e depois a Londres onde permaneceu de 1641 a 1643. Discutiu matemática nestes dois centros e depois que retornou a Leyden continuou a corresponder-se com os matemáticos que encontrou naquelas cidades, mas esta correspondência infelizmente se perdeu. Quando em Paris obteve os manuscritos de Viète e publicou-os mais tarde em Leyden. Em 1643 Van Schooten tornou-se assistente a seu pai e quando este morreu dois anos mais tarde, foi indicado para a cadeira que ficou vaga com sua morte.

Van Schooten foi um dos principais a promover a propagação da geometria cartesiana. Estudou a edição de Stifel de Rudolff Coss e imprimiu a primeira versão latina do La géométrie de Descartes em 1649. Seu próprio livro "Geometria a Renato Des Cartes" foi publicado em dois volumes de 1659-1661. Continha apêndices escritos por três discípulos de Van Schooten, Johan de Witt, Johan Hudde, e Hendrick Van Heuraet. Publicou também Exercitationes mathematicae em 1657. Van Schooten ensinou também Huygens que se transformou em amigo seu. Foi por recomendação de Descartes que Van Schooten substituiu Stampioen como o tutor de Huygens e de seu irmão

R.Q.Cobra
Doutor em Geologia
e bacharel em Filosofia.
1997

Para citar este texto: Cobra, Rubem Queiroz - NOTAS: Vultos e episódios da Época Moderna. Site www.cobra.pages.nom.br, INTERNET, Brasília, 1997 ("www.geocities.com/cobra_pages" é "Mirror Site" de www.cobra.pages.nom.br).