COBRA PAGES
e seus
objetivos
--
Quem somos

reg.

COBRA PAGES: páginas em Educação e Cultura
Filosofia Moderna -  Filosofia Contemporânea - Temas de Filosofia - Psicologia e Educação
Boas Maneiras e Etiqueta -
Contos - Restauro - Genealogia - Geologia - Livros- CONTACTO

 

PMF-perguntas
mais freqüentes

ÍNDICE & BUSCA

 

Resumos biográficos

Para retornar
à página de
COBRA PAGES
em que estava,
use a seta de
volta do seu
navegador

Pascal, Blaise. Nasceu em 19 junho 1623 em Clermont (agora Clermont-Ferrand), Auvergne, na França. Faleceu em 19 agosto 1662 em Paris. Com pouco mais de 12 anos descobriu que a soma dos ângulos de um triângulo são 2 ângulos retos. Na idade de 14 começou a assistir as reuniões de cientistas e filósofos promovidas pelo matemático e filósofo padre Mersenne, juntamente com Fermat, Gassendi, e outros.

Pascal trabalhou as seções cônicas e produziu importantes teoremas na geometria projetiva. Na correspondência com Fermat ele lançou os fundamentos da teoria da probabilidade. Foi o inventor da primeira digital calculadora. Seu trabalho mais famoso na filosofia é Pensées, uma coleção de pensamentos pessoais sobre o sofrimento humano e a fé em Deus. Um de seus pensamentos é que "Se Deus não existir, alguém não perderá nada acreditando nele; enquanto se Ele de fato existir, alguém perderá tudo por não acreditar".

R.Q.Cobra
Doutor em Geologia
e bacharel em Filosofia

1997

Para citar este texto: Cobra, Rubem Queiroz - FILOSOFIA MODERNA: Resumos Biográficos. Site www.cobra.pages.nom.br, INTERNET, Brasília, 1997 ("www.geocities.com/cobra_pages" é "Mirror Site" de www.cobra.pages.nom.br).