COBRA PAGES
e seus
objetivos
--
Quem somos

reg.

COBRA PAGES: páginas em Educação e Cultura
Filosofia Moderna -  Filosofia Contemporânea - Temas de Filosofia - Psicologia e Educação
Boas Maneiras e Etiqueta -
Contos - Restauro - Genealogia - Geologia - Livros - CONTACTO

 

PMF-perguntas
mais freqüentes

ÍNDICE & BUSCA

 


Vultos e episódios da Época Moderna

Para retornar
à página de
COBRA PAGES
em que estava,
use a seta de
volta do seu
navegador

Oresme, Nicole d'. Nasceu em 1323 em Allemagne, na França, e faleceu a 11 de julho de 1382 em Lisieux. Após ter estudado o teologia em Paris, Oresme foi tesoureiro da universidade de Paris e, depois, Cônego e mais tarde decano de Rouen. Em 1370 foi apontado capelão para o rei Carlos V e o aconselhou em matérias financeiras.

Oresme inventou a geometria coordenada antes de Descartes, encontrando a equivalência lógica entre tabular valores e representá-los graficamente. Propôs o uso de um gráfico para traçar um valor variável que dependesse do valor de outro. É possível que Descartes tenha sido influenciado pelo trabalho de Oresme porque este foi reimpresso diversas vezes por 100 anos após sua primeira publicação.

Oresme trabalhou também sobre séries infinitas. Um outro trabalho seu contém o primeiro uso de um expoente fracionário, embora, naturalmente, não na notação moderna.

Oresme se opôs à teoria de uma terra estacionária como proposto por Aristóteles e ensinou sobre o movimento da terra, 200 anos antes de Copérnico.

R.Q.Cobra
Doutor em Geologia
e bacharel em Filosofia.
1997

Para citar este texto: Cobra, Rubem Queiroz - NOTAS: Vultos e episódios da Época Moderna. Site www.cobra.pages.nom.br, INTERNET, Brasília, 1997 ("www.geocities.com/cobra_pages" é "Mirror Site" de www.cobra.pages.nom.br)