COBRA PAGES
e seus
objetivos
--
Quem somos

reg.

COBRA PAGES: páginas em Educação e Cultura
Filosofia Moderna -  Filosofia Contemporânea - Temas de Filosofia - Psicologia e Educação
Boas Maneiras e Etiqueta -
Contos - Restauro - Genealogia - Geologia - Livros - CONTACTO

 

PMF-perguntas
mais freqüentes

ÍNDICE & BUSCA

 


Vultos e episódios da Época Moderna

Para retornar
à página de
COBRA PAGES
em que estava,
use a seta de
volta do seu
navegador

Newton, Sir Isaac (1643-1727), nasceu em 4 de janeiro de 1643, em Woolsthorpe, perto de Grantham em Lincolnshire e faleceu a 31 de março de 1727 em Londres. Bacharelou-se pelo Trinity College em 1665. Matemático e físico inglês, considerado um dos maiores cientistas da história, e principal figura da revolução científica do século XVII, fez contribuições importantes a muitos campos da ciência. Demonstrou, na Física, a possibilidade de reduzir a fórmulas matematicamente exatas as leis fundamentais da natureza Resolveu os mistérios da luz e do sistema ótico, formulou as três leis do movimento, e derivou delas a lei da gravitação universal. Descobriu o cálculo em 1665, mas não publicou os seus achados, os quais apenas comunicara aos amigos, entre eles John Collins.

Quando se soube que o filósofo alemão Leibniz havia estado com Collins na Inglaterra e visto alguns escritos de Newton, abriu-se a questão de prioridade da invenção do cálculo infinitesimal. Newton teve longa e amarga disputa sobre essa autoria com Leibniz e com o filósofo inglês Robert Hooke, que se tornou uma das mais famosas querelas do século XVIII. A partir de 1669 lecionou no Trinity College (Colégio fundado em 1546 por Henry VIII ainda hoje o maior dos Colégios que integram a Universidade de Cambridge), o mesmo onde havia recebido sua formação.

Em 1684, depois de uma visita de Edmund Halley, matemático e astrônomo inglês, que discutiu com ele o problema do movimento orbital, Newton realizou estudos sobre mecânica e estabeleceu a ciência moderna da dinâmica, formulando suas três leis do movimento. Aplicou essas leis às leis do movimento orbital formuladas pelo astrônomo alemão Johannes Kepler e delas derivou a lei da gravitação universal. Publicou sua teoria no livro Philosophiae Naturalis Principia Mathematica em 1687. Este livro foi um marco na história da ciência e tornou Newton famoso em toda a Europa.

Ao buscar explicar como as cores ocorrem, chegou à idéia que a luz solar é uma mistura heterogênea de raios diferentes, cada um representando uma cor diferente e que as reflexões e as refrações fazem com que as cores apareçam, separando a mistura em seus componentes. Demonstrou essa teoria passando um feixe de luz solar através de um prisma, que dividiu o feixe em cores separadas. Em 1704 publicou Opticks, no qual explicou suas teorias em detalhe.

R.Q.Cobra
Doutor em Geologia
e bacharel em Filosofia.
1997

Para citar este texto: Cobra, Rubem Queiroz - NOTAS: Vultos e episódios da Época Moderna. Site www.cobra.pages.nom.br, INTERNET, Brasília, 1997 ("www.geocities.com/cobra_pages" é "Mirror Site" de www.cobra.pages.nom.br)