COBRA PAGES
e seus
objetivos
--
Quem somos

reg.

COBRA PAGES: páginas em Educação e Cultura
Filosofia Moderna -  Filosofia Contemporânea - Temas de Filosofia - Psicologia e Educação
Boas Maneiras e Etiqueta -
Contos - Restauro - Genealogia - Geologia - Livros - CONTACTO

 

PMF-perguntas
mais freqüentes

ÍNDICE & BUSCA

 


Vultos e episódios da Época Moderna

Para retornar
à página de
COBRA PAGES
em que estava,
use a seta de
volta do seu
navegador

Harriot (Hariot), Thomas, nascido em Oxford, Inglaterra, em 1560 e falecido em 1621, em Londres, foi renomado matemático e astrônomo e fundou a escola inglesa de álgebra. Sir Walter Raleigh, favorito da Rainha Isabel I e que pensou explorar terras na América, o enviou como conselheiro científico na expedição de 1585-86 a Roanoke Island, na costa americana de Carolina do Norte. As observações que fez constam do seu A Briefe and True Report of the New Found Land of Virginia ("Descrição breve e fiel do país recém-descoberto, chamado Virgínia, e das vantagens que oferece e se podem obter tanto para o comércio como sob outros aspectos"-1588), depois reimpresso várias vezes. Ele tornou-se o principal cientista no círculo de Raleigh e recebeu uma pensão do duque de Northumberland.

Em seu Artis Analyticae Praxis ad Aequationes Algebraicas Resolvendas (1631) Harriot melhorou a teoria das equações, percebendo uma importante relação entre coeficientes e raízes. No Artis ele detalha a formação de equações de raízes conhecidas e relevou que qualquer equação de enésimo grau e o produto de equações lineares n são equivalentes. Ele também introduziu os sinais > (maior que), e < (menor que). Harriot construía telescópios, o primeiro foi feito na mesma época que o de Galileu, e estudava os cometas. Ele também descobriu as manchas solares e os satélites de Júpiter independentemente de Galileu porém não publicou suas descobertas. Descobriu a lei da refração da luz antes do notável matemático holandês Willebrod van Roijen Snell ou o eminente matemático e filósofo francês René Descartes, mas deixou de publicar sua descoberta. Com seus alunos fez o estudo da topografia lunar mas sua descrição só foi publicada em 1788, e seu mapa da lua ficou inédito até 1965.

R.Q.Cobra
Doutor em Geologia
e bacharel em Filosofia.
1997

Para citar este texto: Cobra, Rubem Queiroz - NOTAS: Vultos e episódios da Época Moderna. Site www.cobra.pages.nom.br, INTERNET, Brasília, 1997 ("www.geocities.com/cobra_pages" é "Mirror Site" de www.cobra.pages.nom.br)